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Semana do Pescado: segunda Quaresma aumenta consumo de peixes no Brasil

21° edição acontece de 1 a 15 de setembro e busca movimentar a economia do setor pesqueiro, impulsionando as vendas do setor em 30% no país.

Por Janaina Honorato
Publicado em 02/09/2024 às 15:58
Semana do Pescado: segunda Quaresma aumenta consumo de peixes no Brasil

Semana do Pescado oferece descontos em peixes e frutos do mar. Foto: Envato

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A Semana do Pescado é considerada pelo mercado como segunda quaresma, época que aumenta o consumo nacional de peixes, crustáceos, moluscos e outros frutos do mar. Campanha busca fortalecer a pesca e a aquicultura, envolvendo toda a cadeia produtiva.

A 21ª edição da Semana do Pescado começou no dia 1º e vai até 15 de setembro no Brasil, com a ideia de estimular a comercialização de pescados, por meio de descontos aos consumidores.

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Semana do Pescado

Campanha estimula comercialização pesqueira no Brasil.
Campanha estimula comercialização pesqueira no Brasil. Foto: Divulgação

A ideia da campanha surgiu no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), hoje o setor privado que promove anualmente o evento que consiste em: envolver todos os setores da cadeia produtiva pesqueira e aquícola; renovar a marca da campanha; movimentar as redes sociais oficiais; promover reuniões e encontros; entre outras ações.

Segundo os organizadores da Semana do Pescado, o aumento de vendas dessas proteínas são superiores a 30% durante a campanha, o que impacta positivamente a produção, emprego e renda dos piscicultores e aquicultores.

A semana incentiva o empreendedorismo pesqueiro a divulgar e vender mais seus produtos, oferecendo peixes, frutos do mar e derivados com descontos, envolvendo pescadores, armadores e comércio.

Durante quinze dias, setores produtivos promoverão ofertas de peixes e frutos do mar para impulsionar a indústria, supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres, pontos de venda (atacado e varejo), até chegar ao consumidor final.

Veja como participar da Semana do Pescado como empreendedor pesqueiro.

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Consumo de pescados pelo brasileiro

Consumo de pescado cresceu 65% no Brasil em 20 anos.
Consumo de pescado cresceu 65% no Brasil em 20 anos. Foto: Divulgação

Outro objetivo da Semana do Pescado é aumentar o consumo dessas proteínas dos mares e rios brasileiros, criando uma segunda onda de consumo de pescado no Brasil ao longo do ano, além da época de Quaresma, gerando oportunidade de alavancar as vendas.

A campanha criada em 2004, já mostra resultados com o aumento de 6,5 quilo de pescado por brasileiro/ano há 20 anos, para os 10 quilos atuais/ano, representando uma alta de 65%.

O Brasil produz 20 espécies de pescados em suas águas e a campeã de cultivo é a tilápia com 65% do mercado nacional; seguida pelo tambaqui e o camarão.

A proteína de peixe foi a que mais aumentou no consumo do brasileiro nos últimos dez anos, crescendo 53% ou 5,3% ao ano, comparado ao crescimento anual do consumo de aves, suínos, bovinos, ovos e leite.

O consumo de pescado oferece benefícios nutricionais como o ômega-3, vitaminas e minerais, com proteína de alta qualidade e baixo teor de gordura.

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Tags: Brasilconsumofrutos do marpeixesSemana do Pescado

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