A carne do cordeiro da Patagônia é considerada uma das mais nobres da culinária, pois é macia, suculenta e de alto valor nutricional. Ela é produzida em uma ilha remota no arquipélago da “Terra do Fogo”, no extremo sul do Chile.
A Fábrica na Patagônia, que foi comprada pela Marfrig em 2007, conta com uma área de cerca de 9 mil metros quadrados. Na época de abate, 400 colaboradores acompanham a cadeia produtiva e abatem cerca de 180 mil cabeças de gado. A operação anual acontece apenas entre janeiro e maio, quando as condições climáticas são mais favoráveis.
Os cordeiros são da família da ovelha, porém os filhotes, que contam com pesos diferentes, aproximadamente 13 quilos. Por isso, a proteína torna-se muito procurada em todo o mundo, especialmente pela boa relação de músculo e gordura.
A criação dos animais é feita pelos produtores locais na vasta região patagônica e eles são 100% criados em pastos sem restrições, ou seja, sem confinamento, tornando a produção mais sustentável. O resultado é uma carne mais saudável, com qualidade, sabor, maciez e suculência.
Segundo o CEO da operação da Marfrig no Chile, Mariano Pabon, o corte do cordeiro da Patagônia possui sabor e qualidade diferenciado. “Acreditamos que a carne é uma boa opção para ser descoberta pelos consumidores que ainda não tiveram essa experiência gastronômica. Além de sustentável, esta é mais uma alternativa saborosa para integrar o cardápio do brasileiro”.
Venda de cordeiro da Patagônia
No Brasil, os cortes são comercializados com marcas de carnes nobres. Até 2022, a empresa pretende levar o cordeiro patagônico para franquias e butiques de foodservice e açougues, divisão formada por restaurantes, bares e padarias, e criar uma versão orgânica da carne.
Além do Chile e do Brasil, o produto congelado será comercializado nos mercados internacionais e exportado para os EUA, China e Europa. Para isso, a instalação é certificada pela BRC pelo GFSI (Global Food Safety Initiative), programa desenvolvido para harmonizar os padrões internacionais de segurança alimentar com o apoio dos maiores varejistas e fabricantes de alimentos do mundo.