As exportações de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados alcançaram um recorde de vendas em 2022, com um faturamento de US$ 273,3 milhões, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2021, quando registrou US$ 245,5 milhões.
Os principais destinos desses produtos foram Venezuela, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Argentina e Angola, que representam 80% do mercado internacional da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).
O bom desempenho é resultado de fatores como a influência do câmbio, já que o trigo é uma matéria-prima dolarizada, e o trabalho do projeto setorial ABIMAPI International, que é feito em conjunto com a ApexBrasil. Esses fatores ajudaram a impulsionar as exportações de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados da ABIMAPI para um patamar recorde no mercado internacional.
De acordo com Rodrigo, a ABIMAPI tem participado das principais feiras de alimentos pelo mundo e realizou Missões Empresariais para diversos países antes da pandemia, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, México e Costa Rica. Esses eventos e encontros de negócios ajudaram a impulsionar as exportações dos produtos do setor.
No entanto, em termos de volume, houve uma retração de 18% nas exportações em 2022 em comparação com o ano anterior, totalizando 165,8 mil toneladas de produtos vendidos. Isso se deveu em grande parte aos obstáculos decorrentes da pandemia, como a falta de contêineres e a alta demanda por alimentos mais acessíveis e práticos para o consumo em casa.
Para 2023, a ABIMAPI espera um crescimento mais equilibrado nas exportações, com um aumento previsto de 10% no faturamento e 15% no volume. Isso se deve, em parte, à normalização da demanda em alguns mercados que tiveram um aumento abrupto devido à pandemia.
Desempenho das exportações de biscoitos, massas e pães industrializados por categoria
No setor de alimentos, a categoria de biscoitos movimentou 53% do total em valor, com crescimento de 26% em valor e 6% em volume nas exportações em 2022. Os Estados Unidos se destacaram como principais compradores de wafers brasileiros.
Já a categoria de massas alimentícias apresentou um crescimento de 18% em vendas internacionais, especialmente as massas com ovos e as instantâneas que estão fazendo sucesso na Colômbia.
Pães e bolos industrializados representam 48% do total em volume das exportações do setor, com destaque para os panetones e torradas, que têm bons resultados nos Estados Unidos. Os pães de forma também se consolidaram nas exportações do setor.