Estão abertos três cursos para a cafeicultura que serão ofertados pela Embrapa Café.
Os cursos em questão trata-se do tema, “Cafeicultura no Cerrado”, “Podas do Cafeeiro Arábica”, e “Manejo Integrado de Pragas e Nematoides na Cafeicultura” são todos na modalidade online.
Cursos voltados para a cafeicultura
Destinados a produtores de café, agendas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o curso permite que todos os participantes escolham o melhor horário para acessar os conteúdos e realizar as atividades.
Aos interessados, bastam acessar a Plataforma e-Campo e optarem pelo curso que preferir.
O mais recente dos três cursos, o “Manejo Integrado de Pragas e de Nematoides na Cafeicultura”, apresenta tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa, sendo assim, o curso disponibiliza métodos de identificação e de correto manejo desses organismos. A carga horária do curso é de cinco horas.
Já o curso “Poda do Cafeeiro Arábica”, também possui carga horária de cinco horas e abordará sobre as melhores práticas para a poda do cafeeiro.
As aulas serão ministradas pelo um pesquisador da Embrapa, André Dominghetti Ferreira, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia, que destacará sobre as características e os equipamentos necessário à implementação das práticas de recepa, esqueletamento e do desponte e decote nos cafeeiros da espécie Coffea arabica.
Por último, o curso “Cafeicultura no Cerrado”, terá ao todo carga horária de 16 horas e também será dividido em quatro módulos, apresentando assim o panorama da cafeicultura no bioma Cerrado, com o intuito de instruir os participantes nas melhores práticas para a implementação e manejo do cafeeiro e nas escolha das melhores cultivares disponíveis.