A agricultura familiar brasileira movimenta a economia local com alimentos frescos, geração de emprego e renda, sendo responsável por 23% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), que deve ser em torno de R$ 253 bilhões, levando em conta a estimativa de junho, do Ministério da Agricultura e Pecuária para o VBP de toda a cadeia agropecuária em 2023, esperado em R$ 1,148 trilhão.
É o que aponta pesquisa do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Agricultura familiar no Brasil
Os negócios rurais familiares diversificam sua produção de alimentos, cultivando desde grãos, hortifrúti, florestas e criação de animais. O objetivo do documento é reforçar a importância do setor para o país, com dados baseados em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O anuário destaca que a agricultura familiar ocupa 23% das áreas usadas no agronegócio, o que representa 80,8 milhões de hectares.
Está presente em 3,9 milhões de estabelecimentos, sendo responsável por 77% do total de estabelecimentos agrícolas no país, empregando cerca de 10,1 milhões de trabalhadores.
Se fosse considerada uma nação, de acordo com o levantamento, a agricultura familiar brasileira estaria com a oitava posição de maior produtora de alimentos.
Na economia local, representa em torno de 40% da renda da população economicamente ativa, em 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, que correspondem a 68% do total do país.
Agricultura familiar brasileira em regiões
Ainda de acordo com o estudo, a agricultura familiar está presente em todas as regiões do Brasil. O Nordeste responde pela maior parte com 46,6% dos estabelecimentos, seguido do Sudeste (16,5%), do Sul (16,0%), do Norte (15,4%) e Centro-Oeste (5,5%). Famílias que são responsáveis pela produção de alimentos e gestão dos negócios.
Veja a íntegra do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023.