Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Brinde de Ano Novo: produção de espumantes brasileiros cresce 14% no fim de ano

Bebida representa 40% da fabricação de produtos com uvas no Brasil, líder na América Latina; conheça a Serra Gaúcha, berço dos campos que garantem o tim-tim da virada.

Por Janaina Honorato
Publicado em 31/12/2024 às 15:07
Atualizado em 31/12/2024 às 15:19
Brinde de Ano Novo: produção de espumantes brasileiros cresce 14% no fim de ano

Bebida que celebra o Réveillon representa 40% da fabricação feita com uvas no Brasil. Foto: Envato

Share on FacebookShare on Twitter

O tim-tim que celebra o Ano Novo é garantido pelos campos no sul do Brasil. Os brindes das festas de fim de ano impulsionam a produção e o consumo de espumantes, que já aumentou 14% no Brasil desde outubro deste ano. Grande parte do cultivo das uvas para a fabricação da bebida acontece na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Segundo dados da União Brasileira de Vitivinicultura, os espumantes doces e moscatéis representam 40% das bebidas com uvas fabricadas no Brasil. Em uma taça e um brinde, um trabalho de meses do cultivo ao engarrafamento, uma obra de arte.

LEIA TAMBÉM

Selo Sociobiodiversidade reconhece produtos sustentáveis do Cerrado em Goiás

Selo Sociobiodiversidade reconhece produtos sustentáveis do Cerrado em Goiás

Conheça as dez cidades com maior valor de produção agrícola no Brasil em 2024

Conheça as dez cidades com maior valor de produção agrícola no Brasil em 2024

Produção de espumantes

O espumante é um vinho branco ou rosé, que passa por duas fermentações e pode ser elaborado com diferentes tipos de uva. É essa fermentação extra, que traz o aspecto efervescente.

A uva inteira é prensada, o líquido que escorre, o mosto, fica em um tanque. Esse vinho base é estabilizado, filtrado e é matéria-prima para fabricação dos espumantes, onde são acrescentadas leveduras para mais uma nova fermentação na garrafa.

O nome espumante abrange a ampla gama de vinhos efervescentes produzidos em diversas regiões e com diversas uvas. Já para ser considerado champagne, precisa ser produzido na região de Champagne na França e com uvas específicas.

Produção brasileira

Brasil é líder na produção de espumantes na América Latina.
Brasil é líder na produção de espumantes na América Latina. Foto: Envato

O Brasil é o maior produtor de espumantes da América Latina. O Rio Grande do Sul concentra 90% de toda a produção nacional com cerca de 50 mil hectares de uvas plantados. A produção de espumantes por aqui é centenária, com a primeira fabricação em 1913, em Garibaldi.

A produção de espumantes é tradicional na região da Serra Gaúcha, que possui reconhecimento e premiações internacionais, com uso de variedades de uvas como Chardonnay e Pinot Noir, dos espumantes mais secos até os ligeiramente mais doces.

O terroir brasileiro, no sul do país, tem solo e clima propícios para a produção de espumantes. A amplitude térmica com dias quentes e noites amenas, faz com que as uvas amadureçam lentamente, concentrando açúcares e degradando os ácidos aos poucos, proporcionando saber o momento ideal para se colher as uvas.

  • Economia: Plataforma gratuita conecta negócios de compradores estrangeiros a produtores do Brasil

Denominação de Origem: exclusiva para produção de espumantes

A região de Altos de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, foi a primeira a conquistar a sua Denominação de Origem, exclusivamente para espumantes do Brasil.

Essa denominação de origem (DO) é uma modalidade de Indicação Geográfica (IG), indicando produtos de regiões específicas, que apresentam qualidades ou características que são conferidas pelo meio geográfico: fatores naturais (clima, solo e relevo) e fatores humanos (sistemas de produção e elaboração, associados ao saber-fazer).

A Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira fica no Rio Grande do Sul, e abrange 65 km² de área contínua, sendo 76% localizada no município de Pinto Bandeira, 19% em Farroupilha e 4% em Bento Gonçalves.

Desde 2022, quando o registro foi publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a D.O. Altos de Pinto Bandeira já disponibilizou 500 mil garrafas do produto certificado, que estão à disposição dos consumidores no mercado.

O reconhecimento foi fruto do trabalho técnico-científico de diferentes instituições lideradas pela Embrapa Uva e Vinho (RS), que mostra a qualidade do espumante brasileiro ao unir pesquisadores, às condições brasileiras de solo e clima e a dedicação dos produtores rurais.

Qualidade

Serra Gaúcha é berço dos campos que garantem o tim-tim da virada.
Serra Gaúcha é berço dos campos que garantem o tim-tim da virada. Foto: Envato

Em cada taça, a qualidade e o diferencial do espumante brasileiro: elegância, fineza e leveza, com acidez equilibrada e frescor no paladar. Aromas limpos e delicados sob à persistência das borbulhas, tornando-se uma das opções para celebrar ocasiões especiais ou no dia a dia, misturado em drinks e até mesmo apreciado sozinho.

Neste Ano Novo, que tal capturar a essência festiva ao abrir uma garrafa e compartilhar um tim-tim com os amigos?! Um brinde ao espumante do agro brasileiro!

  • Mercado: Saiba quais são as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo a Forbes
Tags: Ano NovoBrasilbrindeespumantesproduçãouvas

Notícias relacionadas

Resultado final do PAA Quilombola 2025 confirma 134 aprovados, em Goiás

Resultado final do PAA Quilombola 2025 confirma 134 aprovados, em Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), anunciou nesta quarta-feira (10/9)...

Tecnologia converte resíduos de frutas e hortaliças em mais biogás

Tecnologia converte resíduos de frutas e hortaliças em mais biogás

Todos os meses, entre 17 e 25 toneladas de frutas e hortaliças descartadas na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa...

Foto: Envato

PGPAF amplia lista de produtos com descontos para agricultores em setembro

A lista mensal do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), divulgada nesta segunda-feira (8), amplia o...

Novas normas em Goiás ampliam controle sobre o bicudo-do-algodoeiro

Novas normas em Goiás ampliam controle sobre o bicudo-do-algodoeiro

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) revisou as normas do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Bicudo-do-Algodoeiro. A...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.