Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Aplicação de rizobactérias altera o microbioma no solo e aumenta sua diversidade

Por Arieny Alves
Publicado em 10/09/2024 às 08:55
Atualizado em 10/09/2024 às 09:06
Aplicação de rizobactérias altera o microbioma no solo e aumenta sua diversidade

Pesquisa ainda focou em uma cepa de Bacillus subtilis e destacou a relevância de alguns genes de bactérias. Foto: Envato

Share on FacebookShare on Twitter

Um estudo destacou que a aplicação de rizobactérias altera o microbioma no solo e contribui para aumentar a diversidade das plantas.

Conduzido em colaboração entre a Embrapa Meio Ambiente e a Universidade de Delaware nos EUA, a pesquisa ainda focou em uma cepa de Bacillus subtilis e destacou a relevância de alguns genes de bactérias não apenas para o desenvolvimento das plantas, mas também para a modulação das comunidades microbianas do solo.

LEIA TAMBÉM

Novas tarifas de armazenagem da Conab já estão em vigor após reajuste médio

Novas tarifas de armazenagem da Conab já estão em vigor após reajuste médio

Programa de Aquisição de Alimentos divulga ranking final das propostas

Programa de Aquisição de Alimentos divulga ranking final das propostas

Aplicação de rizobactérias

Rizobacterias
Análise de redes de ocorrência no estudo indicou que a ausência dos genes exopolissacarídeos afeta a estrutura e a dinâmica das redes bacterianas na rizosfera. Foto: Envato

Segundo Caroline Nishisaka, bolsista da Embrapa Meio Ambiente os resultados revelam que a presença dos genes exopolissacarídeos na cepa escolhida é vital para a modulação das comunidades microbianas do solo.

“Em solos com menor diversidade microbiana, a ausência desses genes, como observado em plantas inoculadas com a cepa mutante, resultou em alterações significativas nas comunidades bacterianas e fúngicas da rizosfera. Essa mudança demonstra o papel essencial desses genes nas interações sociais e na dinâmica da comunidade microbiana, o que impacta diretamente na saúde e no crescimento das plantas”, explica Nishisaka.

Além disso, a análise de redes de ocorrência no estudo indicou que a ausência dos genes exopolissacarídeos afeta a estrutura e a dinâmica das redes bacterianas na rizosfera.

A compreensão dessas características genéticas é fundamental para entender como os promotores de crescimento interagem com o microbioma da rizosfera e influenciam, consequentemente, o crescimento das plantas. A aplicação desses conhecimentos pode revolucionar as práticas agrícolas, especialmente em ambientes com diversidade microbiana reduzida.

O Bacillus subtilis é amplamente reconhecido por suas capacidades de promover o crescimento das plantas e mitigar estresses abióticos e bióticos. Estudos anteriores já mostraram que essa bactéria é eficaz em promover o crescimento de diversas culturas, como tomate, pepino e trigo, além de oferecer proteção contra patógenos transmitidos pelo solo.

A pesquisa também indica que a aplicação de rizobactérias, como o B. subtilis, em ambientes agrícolas pode alterar significativamente o microbioma residente no solo, aumentando a diversidade bacteriana na rizosfera. Sendo assim, isso destaca a importância de entender as interações complexas entre as plantas, os microrganismos do solo e os inoculantes aplicados para otimizar a saúde das plantas e o rendimento agrícola.

  • Oportunidade: Emater Goiás abre 25 vagas para servidores da agropecuária; veja edital

Importância das características genéticas

Microbioma
O estudo também sugere que futuras pesquisas devem investigar mais a fundo as características genéticas específicas do microbioma e suas implicações para a colonização da rizosfera. Foto: Envato

Para Rodrigo Mendes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, este estudo pioneiro reforça a importância dessas características genéticas para a colonização radicular e a formação do microbioma da rizosfera.

As descobertas ressaltam a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre as interações entre os promotores de crescimento de plantas e o microbioma da rizosfera, especialmente em solos com baixa diversidade microbiana.

Além disso, a otimização dessas abordagens pode ter um impacto profundo na agricultura, permitindo o uso mais eficiente de rizobactérias para melhorar a saúde das plantas e aumentar a produtividade agrícola, especialmente em cenários onde a diversidade microbiana do solo é limitada.

O estudo também sugere que futuras pesquisas devem investigar mais a fundo as características genéticas específicas do microbioma e suas implicações para a colonização da rizosfera, visando otimizar as abordagens baseadas em rizobactérias promotoras de crescimento de plantas.

  • Agronegócio: G20 do Agro discute temas globais de 10 a 14 de setembro em Mato Grosso

Informações extraídas da Embrapa. 

Source: Bioensaio utilizou a cultivar de tomate “Amish Paste” com quatro tratamentos diferentes
Tags: AgriculturaembrapamicrobiomapesquisarizobactériasSolo

Notícias relacionadas

Estudo detalha distribuição de carbono orgânico no solo em diferentes regiões do Rio de Janeiro

Estudo detalha distribuição de carbono orgânico no solo em regiões do Rio de Janeiro

Um levantamento inédito conduzido pela Embrapa resultou na elaboração de mapas que detalham o estoque de carbono orgânico presente nos...

Cafezais das Matas de Rondônia têm saldo positivo de carbono na produção familiar

Cafezais das Matas de Rondônia têm saldo positivo de carbono na produção familiar

Um levantamento pioneiro feito na região das Matas de Rondônia mostra que a produção familiar de café nesse território da...

Estudo atualiza potencial agrícola das terras brasileiras em nível regional

Estudo atualiza potencial agrícola das terras brasileiras em nível regional

Já está acessível ao público a nova versão do mapa de aptidão agrícola das terras brasileiras, em escala de 1:500.000....

Produção de batata ganha impulso com novos estudos de zoneamento climático

Produção de batata ganha impulso com novos estudos de zoneamento climático

Dois novos estudos do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) devem fortalecer a produção de batata no país, voltada tanto...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.