Uma nova tecnologia desenvolvida a partir do arroz foi apresentada ao mercado: trata-se do Organic Bloom, um bioativador de arroz que estimula a resistência das plantas contra pragas e doenças. É uma tecnologia 100% orgânica produzida através do ácido fático, que é extraído do farelo de arroz desengordurado, além de aminoácidos retirados do farelo de soja convencional.
Cristiane dos Reis, engenheira agrônoma e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ingal Agrotecnologia, explica que o bioativador tem ação antioxidante e ajuda no combate ao envelhecimento da planta, como também auxilia na germinação, aumentando o volume das raízes e contribuindo para manutenção de micro-organismos.

- Nova regulamentação: Entram em vigor novas regras para rótulos de alimentos; veja o que muda
O insumo Organic Bloom, como é chamado, foi desenvolvido em parceria com Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com certificação internacional de produto orgânico, o IBD e trata-se de um produto 100% natural e sustentável.
Sua pesquisa se iniciou em 2004, com a Professora Dra. Leila Picolli da UFSM, no estado do Rio Grande do Sul e foi tema de estudo em diversas dissertações e teses pelo mundo.
Resultados promissores do bioativador de arroz

O bioativador de arroz vem apresentando resultados significativos em diversos estados brasileiros. O mesmo tem sido adotado por diversos produtores e grandes grupos agrícolas pelo país.
De acordo com Cristiane dos Reis, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ingal Agrotecnologia, o agricultor tem ficado admirado com os resultados do insumo. “Eles comparam a tecnologia como uma revolução que veio para ficar, tal qual como a consolidação do uso do plantio direto”, acrescenta ela.
- Desenvolvimento sustentável: Energia solar já é a 3ª maior fonte de energia do país
Além dos resultados de produtividade obtidos através do bioativador do arroz, o Organic Bloom cuida do solo. Por se tratar de um produto 100% natural, não agride a natureza. Pelo contrário, “entrega resultados de produtividade nunca vistos, preserva o homem do campo, o ambiente e as gerações futuras”, destaca Reis.
O Organic Bloom, tecnologia 100% nacional, já é distribuído no Paraguai, com processos avançados para sua comercialização em diversos países da América Latina e do Norte.