A retomada do status sanitário de país livre de gripe aviária permitirá ao Brasil iniciar a normalização das exportações de carne de frango.
Segundo o ministro da Agricultura, caso não sejam registrados novos focos da doença no prazo de 28 dias, será possível comunicar com segurança ao mercado e aos países importadores que o país voltou a estar livre da influenza aviária, com base em critérios científicos.
A declaração foi feita pelo ministro da Agricultura durante conversa com a imprensa, ao afirmar que esse status poderá ser comunicado com segurança ao mercado e aos países importadores.
Apesar da possibilidade de retomada do status sanitário, o ministro alertou que a reabertura das exportações de carne de frango será gradual.
- Meio ambiente: Semana começa com fortes chuvas em várias regiões do Brasil
Exportação de carne de frango

O ministrou alegou que o período de 28 dias corresponde ao intervalo técnico necessário para garantir que não haverá continuidade na transmissão do vírus.
Caso não sejam identificados novos focos, o país poderá ser novamente considerado livre da doença.
O ministro também comentou que a China estava prestes a retomar a importação de carne de frango do Rio Grande do Sul, suspensa anteriormente por causa de um episódio de doença de Newcastle registrado em uma granja comercial do estado.
“A China estava na iminência de voltar a compra do Rio Grande do Sul, pois se deram por satisfeitos. Inclusive, na missão do presidente Lula na semana passada à China, a GACC [agência aduaneira do governo chinês] deu sinais de que estava satisfeita com todos os relatórios fornecidos sobre Newcastle e, provavelmente, ia tirar as restrições até do Rio Grande do Sul”, disse
Vírus em granja comercial

Na última sexta-feira (16), foi confirmado o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de produção comercial em Montenegro (RS), conforme comunicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Trata-se do primeiro foco do vírus em aves de produção no país.
A pasta destacou, por meio de nota, que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos.
Com informações da Agência Brasil