Trabalho árduo dos agricultores, pesquisadores e profissionais do agro transformaram o Brasil de importador a exportador de alimentos, produzindo atualmente cerca de 164 culturas entre temporárias e permanentes de hortifrútis e grãos, segundo a Pesquisa Agropecuária Municipal de 2023 e o Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Lembrando que país deve produzir mais variedades, por isso, o número retrata a quantidade que possui levantamento de safras. Potência mundial na missão de colocar comida na mesa da população, o Brasil, celebra o Dia da Agricultura neste dia 17 de outubro. A arte de cultivar a terra e garantir alimento para a sobrevivência e prosperidade das pessoas.
Importância da agricultura do Brasil
Nos dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, o país é o quarto maior produtor de alimentos no mundo, participando do seleto grupo: China, Índia, Estados Unidos, Brasil e Rússia.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/USP) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Brasil terceiro maior exportador mundial de produtos agropecuários atrás apenas da União Europeia e Estados Unidos, enviando alimentos para mais de 200 países.
O agronegócio brasileiro produz hoje, alimentos suficientes para cerca de 900 milhões de pessoas, o que equivale a 11% da população mundial, sendo a China o maior consumidor.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial deve crescer para 9,7 bilhões de pessoas até 2050, o que provocará o setor produtivo a enfrentar o tremendo desafio de aumentar o cultivo de alimentos em 70%. Missão que talvez seja o maior legado do Brasil: produzir muito mais alimentos e matérias-primas com sustentabilidade, se tornando o verdadeiro ‘Celeiro do Mundo’.
- Dia Internacional da Mulher Rural: 25% da população mundial feminina atua na agricultura
Panorama da Produção Agrícola do Brasil
Nas lavouras nacionais, entre as principais culturas cultivadas estão: algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, sorgo, soja, aveia, canola, centeio, cevada, trigo, triticale, café, cana-de-açúcar, laranja, tomate, laranja, banana, mandioca, batata, uva, manga.
Entre as hortaliças, o país produz folhosas como alface e couve; raízes como beterraba e rabanete; tubérculos: como inhame; bulbos como cebola e alho; legumes como pimentão e abobrinha; inflorescências como couve-flor, brócolis e repolho; cucurbitáceas pepino e abóbora; e ervas aromáticas, como salsa, coentro e manjericão, tomilho.
Levantamento das Lavouras
- Grãos: Na safra 2023/24, a produção de grãos brasileira foi de 298,41 milhões de toneladas. Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
- Café: Na safra de 2024, o Brasil produziu 54,79 milhões de sacas beneficiadas. Fonte: Conab;
- Cana-de-açúcar: A produção de cana-de-açúcar foi estimada em 689,8 milhões de toneladas na safra 2024/2025. Fonte: Conab;
- Laranja: A estimativa para a produção foi de 13,1 milhões de toneladas em 2024. Fonte: Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LPSA) do IBGE;
- Tomate: A estimativa foi de 4,2 milhões de toneladas em 2024. Fonte: IBGE;
- Banana: Produção de 6,8 milhões de toneladas em 2023. Fonte: IBGE;
- Mandioca: Produção de 18,5 milhões de Toneladas em 2023. Fonte: IBGE;
- Batata Inglesa: Produção estimada em 4,4 milhões de toneladas em 2023. Fonte: IBGE;
- Cacau: Produção de 296 mil Toneladas em 2023. Fonte: IBGE;
- Uva: A produção brasileira deve alcançar 1,5 milhão de toneladas em 2023. Fonte: IBGE;
- Manga: Produção de 1,7 milhão de toneladas em 2023. Fonte: IBGE;
- Hortaliças principais: Brasil movimentou mais de 5 milhões de toneladas de hortaliças nas centrais de abastecimento. Fonte: Conab.
Ranking de Produção e Exportação Mundial de Alimentos
Segundo o USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil é maior produtor e exportador do mundo de açúcar, café, suco de laranja, soja em grão. Se posiciona como terceiro maior produtor e segundo maior exportador de milho, farelo de soja e óleo de soja; e ainda como terceiro maior produtor e maior exportador de algodão.
Nos cálculos da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o país ocupa a 3ª posição no ranking de produção e exportação de frutas no mundo com 58 milhões de toneladas produzidas.