O Cerrado brasileiro pode se transformar, nos próximos anos, no mais novo polo de frutas do Brasil. Essa aspiração vem sendo trabalhada pela Rota da Fruticultura RIDE-DF, que visa promover a inovação, incentivar as cadeias produtivas e o crescimento econômico da região por meio do ramo frutífero.
De acordo com o coordenador da Rota, Luís Curado, a ideia é que a região da RIDE-DF se torne referência nacional no plantio comercial (não extrativista) do açaí, típico da região Amazônica. Além disso, o novo polo de fruticultura do país terá foco no cultivo do morango, da amora, da framboesa e da jabuticaba. A Rota ainda incentivará o cultivo de frutas nativas do Cerrado, que vai gerar renda para pequenos produtores rurais da região.
Mudas de açaí desenvolvidas pela Embrapa já começaram a ser distribuídas a agricultores familiares do DF, Goiás e Minas Gerais. A meta é entregar mais de um milhão de mudas certificadas até maio de 2023. A princípio, serão plantados mil hectares de açaí e se espera que os cultivos comecem a dar frutos em três anos. Até lá, os produtores podem trabalhar com outras culturas.
Segundo Curado, o objetivo do programa é gerar riqueza no campo. Para ele, há um grande mercado a ser explorado na região do Cerrado. Por isso, o objetivo é ter abastecimento interno e externo.
Região do Cerrado é promissora para um polo de frutas
De acordo com o pesquisador e chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, a região do Cerrado é próspera para a fruticultura. “Temos mais de um milhão de imóveis rurais, sendo a maior parte de pequenos agricultores. E a fruticultura é uma excelente opção para a viabilidade econômica na pequena propriedade”, enfatiza.
Faleiro ainda destaca a importância dos produtores tratarem a questão de forma empresarial, para o sucesso da empreitada. Segundo ele, “não há como abrir mão disso”.
O pesquisador enfatizou, também, como a agricultura do Cerrado foi transformada pela ciência e tecnologia. Ele cita o fato de que o Brasil, da década de 70, importava alimentos. Hoje, produz alimentos para mais de um bilhão de pessoas pelo mundo. Isso equivale a cinco vezes a população brasileira.
Tropicalização de frutas no Cerrado
O cultivo de frutas tropicais, subtropicais e temperadas no Cerrado é totalmente possível, desde que a tecnologia seja utilizada no sistema de produção.
- Gasolina mais cara: Após 15 semanas de queda, preço médio da gasolina volta a subir nas bombas
Para os produtores da região, é importante que utilize sementes e mudas desenvolvidas pela Embrapa. O material distribuído pelo órgão é totalmente melhorado geneticamente para que se tenha bons resultados no cultivo.