Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Chuva será intensa no Centro-Oeste do Brasil nesta semana; veja previsão

Principal região produtora de soja deve ter acumulados de 80 mm; volume é indicado para plantio da oleaginosa, que está com percentual de semeadura atrasada para o período.

Por Janaina Honorato
Publicado em 14/10/2024 às 17:10
Atualizado em 14/10/2024 às 17:15
Chuva será intensa no Centro-Oeste do Brasil nesta semana; veja previsão

Principal região produtora de soja deve ter acumulados de 80 mm. Foto: Eduardo Moratelli

Share on FacebookShare on Twitter

Agricultores do Centro-Oeste brasileiro estão ansiosos por chuvas regulares na principal região produtora de soja do país. E a notícia é boa, já que segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que de 14 a 21 de outubro, as precipitações sejam com volumes que podem ultrapassar os 80 milímetros (mm).

O plantio de soja da safra 2024/2025 já começou nessas regiões, ainda em ritmo mais lento do que o registrado no ciclo anterior, visto que é preciso um acumulado maior de chuva para garantir um cultivo seguro e a germinação da oleaginosa nas lavouras.

LEIA TAMBÉM

Goiás lança selo que libera circulação estadual de produtos de origem animal

Goiás lança selo que libera circulação estadual de produtos de origem animal

Mercado de feijão sofre queda nos preços com avanço da colheita da terceira safra

Mercado de feijão sofre queda nos preços com avanço da colheita da terceira safra

Previsão de chuva pelo Brasil

Previsão de chuva de 14 e 21 de outubro de 2024.
Previsão de chuva de 14 e 21 de outubro de 2024. Fonte: Reprodução/Inmet

Regiões Centro-Oeste e Sudeste

Na terceira semana de outubro, o Inmet prevê aumento da nebulosidade nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, com previsão de pancadas de chuva, que podem ser volumosas, em especial na quinta-feira (17) sobre o Mato Grosso, por conta de um alinhamento da convergência de umidade na porção central do país.

A partir do dia 19 de outubro em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, as chuvas se intensificam com previsão de pancadas de chuva e acumulados acima de 80 mm.

Região Norte

Para a Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade vão provocar pancadas de chuva ao longo da semana, com valores acima de 50 mm no noroeste e sudeste do Amazonas e sul do Pará. Pancadas de chuva isoladas poderão ocorrer nas demais áreas da Região, com exceção do norte, onde a chance de chuva é pequena.

Região Nordeste

Na Região Nordeste a previsão é de tempo quente e seco. No entanto, a partir da terça-feira (15), espera-se um aumento na nebulosidade especialmente no leste da Bahia, de Pernambuco, da Paraíba, Sergipe, Alagoas, que pode gerar instabilidades e, pancadas de chuva isoladas. A partir do dia 16, há condições de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no oeste da Bahia e sul de Tocantins.

Região Sul

Na Região Sul, a semana começa com tempestades no oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, com a atuação de um cavado na região. Porém, a partir da quinta-feira (17), o sistema se desloca e a região terá condições estáveis. A partir do dia 19 no centro-oeste do Paraná, é previsto acumulados de chuva acima de 60 mm em algumas áreas.

Temperaturas

Previsão de temperatura máxima para o dia 19 de outubro de 2024 às 15h (horário de Brasília).
Previsão de temperatura máxima para o dia 19 de outubro de 2024 às 15h (horário de Brasília). Fonte: Reprodução/Inmet

De 14 a 21 de outubro de 2024, são previstas temperaturas elevadas em áreas do Norte e Nordeste do país, com máximas podendo superar os 38°C. Além disso, o retorno das chuvas na região central favorecerá a diminuição das temperaturas máximas em algumas localidades do Centro-Oeste e Sudeste, podendo chegar a 20°C entre os dias 19 e 20.

No Rio Grande do Sul, a tendência é de aumento das temperaturas máximas, podendo ficar entre 26°C a 30°C em algumas localidades.

As temperaturas mínimas podem superar 24°C em áreas das Regiões Norte, Piauí, Maranhão e centro-norte de Mato Grosso. Em áreas do Amazonas, Pará e Rondônia podem superar os 28°C. Já em áreas serranas entre Bahia e o norte de Minas Gerais, as mínimas podem ficar abaixo dos 18°C. Na Região Sul e leste do Sudeste, as mínimas irão variar entre 10°C e 18°C.

  • Agricultura: Vazio sanitário e plantio da soja no Brasil na safra 2024/2025; veja calendário

Plantio de soja da safra 2024/2025

De acordo com o Progresso de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até 6 de outubro, a semeadura de soja alcançou 5,1% da área total estimada para o Brasil, que é de 47,4 milhões de hectares. Na safra anterior, em 7 de outubro, este índice era de 10,1%.

Em Mato Grosso, as chuvas ocorridas nas regiões Médio-Norte e extremos Oeste e Sul do estado viabilizaram o plantio da cultura em áreas de sequeiro. Em Goiás, o plantio ocorre pontualmente em algumas áreas de sequeiro, no Sul e Oeste do estado, e em áreas irrigadas. Em Mato Grosso do Sul, a semeadura avança, com maior atraso na região Norte, por conta de baixo índice pluviométrico.

No Paraná, o plantio ocorreu em 22% da área prevista e a umidade do solo favorece o desenvolvimento das lavouras já implantadas. No Rio Grande do Sul, está sendo realizado o preparo do solo para posterior semeadura.

Em São Paulo, o plantio pouco avançou devido à baixa umidade do solo. Em Minas Gerais, a semeadura ocorreu somente em áreas irrigadas, pois a baixa umidade do solo impede o semeio nas áreas de sequeiro.

Na Bahia, a semeadura ocorre somente em áreas de pivô central. Nos demais estados, é aguardado o início das chuvas para permitir o cultivo.

  • Economia: Custos de produção da soja safra 2024/25 registram alta de 1,4%, aponta CNA
Tags: chuvaConabInmetplantiosafra 2024/2025soja

Notícias relacionadas

Alimentos e combustíveis puxam retração nos preços da indústria em junho

Alimentos e combustíveis puxam retração nos preços da indústria em junho

Os preços da indústria brasileira recuaram 1,25% em junho de 2025, marcando o quinto mês seguido de queda. O resultado...

Garantia-Safra 20252026 abre inscrições para agricultores familiares

Garantia-Safra 2025/2026 abre inscrições para agricultores familiares

Agricultores e agricultoras familiares já podem se inscrever na edição 2025/2026 do Garantia-Safra, programa federal voltado à proteção de famílias...

Planta usada na tequila é testada no Brasil como fonte de energia limpa

Planta usada na tequila é testada no Brasil como fonte de energia limpa

A planta que dá origem à tradicional tequila mexicana começa a ganhar espaço em terras brasileiras com propostas bem diferentes....

Brasil ganha novo mapa de erodibilidade dos solos para apoiar políticas de conservação

Brasil ganha novo mapa de erodibilidade dos solos para apoiar políticas de conservação

A Embrapa disponibilizou uma nova versão do mapa de erodibilidade dos solos do Brasil, ferramenta estratégica para o enfrentamento da...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.