A colheita de soja do ciclo 2023/2024 está prestes a começar na região centro norte do Tocantins, mais especificamente em Pedro Afonso.
No entanto, os agricultores da região já estão enfrentando desafios devido os impactos do clima desfavorável.
Colheita de soja
A área a ser colhida ainda é tímida e os primeiros números da safra indicam perdas na produtividade em torno de 20%. Os primeiros resultados da colheita na região indicam uma média de 40 sacas por hectare.
Essa produtividade abaixo do esperado reflete os impactos do clima e reforça a expectativa ruim para a safra deste ano.
O presidente da Cooperativa agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, destacou que a falta de chuvas e o forte calor durante diferentes fases do desenvolvimento das plantas afetaram a produtividade da soja.
Os municípios da região centro norte do Tocantins, juntos, plantaram uma área de 70 mil hectares. A partir do dia 20 de janeiro, espera-se que a colheita avance, mas ainda há preocupações sobre a produtividade.
Agricultura sustentável
Visando diversificar as atividades da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), membros da diretoria buscam conhecimentos sobre agricultura sustentável e indústrias de bioinsumos e etanol.
Para isso, uma comitiva realizou uma missão técnica no Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, com o objetivo de conhecer técnicas para uma agricultura sustentável, incluindo o uso de insumos biológicos e adubação orgânica.
Em Tangará da Serra, a comitiva conheceu uma fábrica de bioinsumos e compostagem de adubo orgânico. Chamou a atenção o método de produção de insumos agrícolas que reduzem significativamente o uso de produtos químicos na agricultura. Essa visita proporcionou uma visão prática da aplicabilidade e dos resultados das tecnologias para uma agricultura mais sustentável.
Proteína para alimentação animal
No município de Cáceres, os membros da COAPA visitaram duas fazendas dedicadas à produção de soja e pecuária. Durante a visita, puderam observar a excelente performance dos insumos biológicos e orgânicos aplicados na agricultura em larga escala.
A última parte da missão técnica foi em Deciolândia em uma indústria de etanol de milho e fabricante de proteína para alimentação animal. Durante a visita, os membros da COAPA conheceram o processo industrial e tiveram a oportunidade de conversar com os acionistas, que são produtores de milho.