A partir de setembro deste ano, 6 mil mudas de pequi sem espinhos serão disponibilizadas pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) para o público em geral, como parte do programa de pesquisa, em parceria com a Embrapa Cerrados.
O projeto resultou em seis variedades de pequi, registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), após 25 anos de pesquisa para atender a demanda dos produtores rurais. Na primeira fase, as mudas foram vendidas para viveiristas e agricultores familiares em Goiás.
O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, explica que, após a conclusão da pesquisa, a agência se concentrará na produção das novas mudas. Depois de atender aos agricultores familiares, grupo prioritário da Emater, a agência trabalha para atender a demanda da sociedade interessada no cultivo do fruto.
De acordo com os pesquisadores da Emater e Embrapa Cerrados, Elainy Botelho e Ailton Pereira, surgiram interessados nas mudas após o lançamento das seis novas cultivares desenvolvidas pelas instituições.
Além dos viveiristas e agricultores familiares, eles notaram que há também pessoas interessadas em cultivar um ou dois pés da planta no quintal ou em sítios, para consumo próprio.
Veja como adquirir as mudas de pequi sem espinhos
Para adquirir as mudas de pequi, os interessados devem acessar o site da Emater e se cadastrar na seção “Aquisição de Mudas de Pequi“. Posteriormente, quando as mudas estiverem prontas, os técnicos da Emater entrarão em contato para comercialização e agendamento da retirada.
O valor unitário é de R$ 50,00 e não há critérios específicos para a venda, que está aberta a qualquer pessoa interessada. O site da Emater e o telefone (62) 3201-3207 estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas e mais informações.