A Embrapa Clima Temperado em parceria com a Embrapa Recursos lançou um novo curso sobre a Conservação e Multiplicação de Sementes Crioulas.
O curso é totalmente gratuito e digital e aborda as culturas de grãos como milho e feijão, além de hortaliças como cebola, tomate, alface e abóboras.
Curso sobre sementes crioulas
Aos interessados, o curso está disponível na Plataforma online E-Campo e a capacitação está vinculada a um projeto que tem como objetivo disponibilizar sementes crioulas e agroecológicas para suprir a demanda de sementes de interesse da agricultura familiar.
Conforme a pesquisadora Lilia del Aguila, foram planejadas atividades de capacitação de agentes e produção de alimentos, utilizando sistemas de base ecológica.
“Além das redes locais que administram casas ou bancos de sementes, outro elemento chave são as famílias guardiãs de sementes as quais estão presentes na capacitação, uma vez que foram responsáveis pela definição do escopo da mesma. A capacitação será responsável pela formação de agentes multiplicadores, para melhorar o manejo local da agrobiodiversidade de interesse local da agricultura familiar”, explicou a pesquisadora.
O curso será auxiliado por agricultores e agricultoras guardiãs de semente, técnicos e multiplicadores das instituições parceiras. Durante os módulos, será discutido ferramentas participativas para melhorar as características de cultivares crioulas e a seleção de sementes e plantas.
Conteúdo do curso
O conteúdo foi estruturado em cinco módulos, sendo o Módulo 1 – Agrobiodiversidade: conceito, princípios e importância; Módulo 2 – Formas e estratégias de conservação da agrobiodiversidade; Módulo 3 – Qualidade e legislação para produção de sementes; Módulo 4 – Manejo da agrobiodiversidade e melhoramento participativo; Módulo 5 – Sementes crioulas: produção e comercialização.
Todos os cursos ofertas pela Embrapa estão com as inscrições abertas na plataforma e-Campo. Há cursos gratuitos e outros pagos via Fundação de Amparo Edmundo Gastal, a Fapeg.
O conteúdo foi estruturado em cinco módulos: Módulo 1 – Agrobiodiversidade: conceito, princípios e importância; Módulo 2 – Formas e estratégias de conservação da agrobiodiversidade; Módulo 3 – Qualidade e legislação para produção de sementes; Módulo 4 – Manejo da agrobiodiversidade e melhoramento participativo; Módulo 5 – Sementes crioulas: produção e comercialização. A capacitação está acessível neste link
Todos os cursos oferecidos estão com suas inscrições abertas na plataforma e-Campo. Há cursos gratuitos e outros pagos via Fundação de Amparo Edmundo Gastal, a Fapeg, porém todos eles atendem às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, voltadas à fome zero e agricultura sustentável, manutenção da biodiversidade, qualidade de vida, entre outras.