Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Estudo identifica potencial terapêutico da própolis de abelhas sem ferrão criadas em açaizais

Além da eficiência na regeneração dos ferimentos, o creme se destacou por provocar menor reação inflamatória.

Por Arieny Alves
Publicado em 20/05/2025 às 09:37
Estudo identifica potencial terapêutico da própolis de abelhas sem ferrão criadas em açaizais

Foto: Vinícius Braga/Embrapa

Share on FacebookShare on Twitter

Pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental (PA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) descobriram propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias em um creme elaborado com própolis de abelhas sem ferrão nativas da região amazônica.

O produto foi desenvolvido a partir da própolis da espécie Scaptotrigona aff. postica, conhecida popularmente como abelha-canudo, e testado em animais de laboratório, apresentando desempenho semelhante ao de pomadas cicatrizantes comercializadas atualmente.

LEIA TAMBÉM

Mercado de feijão sofre queda nos preços com avanço da colheita da terceira safra

Mercado de feijão sofre queda nos preços com avanço da colheita da terceira safra

Alimentos e combustíveis puxam retração nos preços da indústria em junho

Alimentos e combustíveis puxam retração nos preços da indústria em junho

Própolis de abelhas sem ferrão

Propólis de abelha
Foto: Divulgação/Embrapa

Além da eficiência na regeneração dos ferimentos, o creme se destacou por provocar menor reação inflamatória e favorecer uma cicatrização de melhor qualidade em relação ao produto de referência do mercado. O estudo reforça o potencial farmacêutico de um insumo natural historicamente utilizado por comunidades humanas.

A abelha-canudo é reconhecida por sua eficiência na polinização do açaizeiro e tem sido alvo de estudos nesse contexto. Segundo o professor da UFPA Nilton Muto, coautor do artigo, o estudo atual surgiu como desdobramento de uma pesquisa anterior sobre o comportamento dessa abelha nas flores do açaí.

A própolis é formada por uma mistura de resinas vegetais, pólens coletados no ambiente e cera produzida pelas próprias abelhas.

Embora a análise química não tenha identificado a origem exata dos compostos presentes na própolis estudada, os autores acreditam que o cultivo de açaí, onde as colmeias foram mantidas, contribuiu para uma composição química mais homogênea. A palmeira do açaí (Euterpe oleracea) é conhecida por conter altos níveis de compostos antioxidantes, como fenóis e antocianinas.

As análises indicaram elevada presença de substâncias bioativas na própolis das abelhas-canudo oriundas de áreas com cultivo de açaí.

Os compostos fenólicos superaram em mais de 20 vezes o valor mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para classificação da qualidade da própolis, enquanto o teor de flavonoides ficou cerca de quatro vezes acima do padrão mínimo.

  • Meio ambiente: Carga de madeira nativa da Amazônia e em risco de extinção é apreendida em Goiás

Aplicações e diferenciais da própolis

Abelhas sem ferrão
Foto: Divulgação/Embrapa

A utilização da própolis por seres humanos remonta à Antiguidade, sendo um produto versátil com aplicações nas áreas médica, farmacológica, cosmética e alimentar.

Para as abelhas, sua principal função é proteger a colmeia, vedando frestas e impedindo a proliferação de patógenos por meio de sua ação antimicrobiana. Quando um intruso morre dentro da colmeia e não pode ser removido, é envolto em própolis para evitar contaminação.

Diferente de outras espécies nativas como a uruçu-amarela e a uruçu-cinzenta, a abelha-canudo não utiliza barro na composição da sua própolis, o que resulta em um produto mais puro, livre de possíveis contaminantes do solo, conforme explica Daniel Santiago, pesquisador da Embrapa e também autor do estudo.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que a abelha-canudo é uma polinizadora eficaz do açaizeiro, devido ao seu pequeno tamanho e à capacidade de visitar tanto flores masculinas quanto femininas. Com o avanço dos cultivos de açaí, produtores têm adotado a criação de abelhas sem ferrão para intensificar a polinização e, consequentemente, melhorar a produtividade.

Segundo Santiago, esse cenário favorece o desenvolvimento da meliponicultura, criação racional de abelhas sem ferrão, e estimula a busca por novos produtos derivados dessa atividade. Ele destaca que a abelha-canudo se diferencia das demais pelo elevado volume de própolis produzido, o que motivou a realização do estudo.

Durante o experimento, foram colocadas caixas com colmeias de abelhas-canudo em uma área cercada por aproximadamente 450 metros de plantação de açaí. A observação do alcance de voo das abelhas, que chegou a cerca de 300 metros, sugere que a vegetação local teve influência direta na composição da própolis coletada.

  • Economia:  Brasil pode retomar exportações de carne de frango após 28 dias sem novos casos de gripe aviária
Tags: abelhas-sem-ferrãoaçaizaispotencial terapêuticoprópolis

Notícias relacionadas

Garantia-Safra 20252026 abre inscrições para agricultores familiares

Garantia-Safra 2025/2026 abre inscrições para agricultores familiares

Agricultores e agricultoras familiares já podem se inscrever na edição 2025/2026 do Garantia-Safra, programa federal voltado à proteção de famílias...

Planta usada na tequila é testada no Brasil como fonte de energia limpa

Planta usada na tequila é testada no Brasil como fonte de energia limpa

A planta que dá origem à tradicional tequila mexicana começa a ganhar espaço em terras brasileiras com propostas bem diferentes....

Brasil ganha novo mapa de erodibilidade dos solos para apoiar políticas de conservação

Brasil ganha novo mapa de erodibilidade dos solos para apoiar políticas de conservação

A Embrapa disponibilizou uma nova versão do mapa de erodibilidade dos solos do Brasil, ferramenta estratégica para o enfrentamento da...

Safra atual supera ciclos anteriores em produtividade nas principais regiões produtoras

Safra de grãos 2024/25 tem produtividade superior nas principais regiões produtoras

O mês de julho foi marcado por contrastes climáticos nas principais regiões produtoras de grãos do país, influenciando diretamente o...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.