A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) intensificou as ações de fiscalização junto ao comércio de mudas comercializadas ilegalmente.
Uma ação que ocorreu entre os dias 8 e 16 de fevereiro, em Goiânia e Anápolis, foram apreendidos de 5,85 toneladas de mudas comercializadas de maneira irregular em quatro caminhões, em diferentes pontos dessas cidades.
Mudas comercializadas ilegalmente

As fiscalizações ocorreram em locais como o trevo entre a GO-330 e GO-437, a região do Daia e a BR-414, em Anápolis, e pontos de grande movimentação em Goiânia, como o Parque Areião e a Avenida Ricardo Paranhos.
As mudas apreendidas foram enviadas ao aterro sanitário e destruídas, em conformidade com as normas sanitárias. A comercialização ambulante de mudas e sementes é proibida em Goiás desde 2011, e as ações de fiscalização não se limitam à aplicação da lei, mas também visam informar e educar comerciantes e a população sobre os riscos associados à aquisição de mudas sem inspeção sanitária.
De acordo com o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a fiscalização tem a missão de proteger a agricultura estadual, especialmente a fruticultura, que pode ser severamente afetada pela disseminação de pragas. A gerente de Sanidade Vegetal da Agência, Daniela Rézio, destaca que a propagação de pragas como o Cancro Cítrico pode prejudicar toda a cadeia produtiva e comprometer a exportação de produtos agrícolas.

A introdução do HLB/Greening, por exemplo, é um caso relacionado ao comércio irregular de mudas, com origem em plantas contaminadas por psilídeos, insetos que transmitem essa grave doença para a citricultura.
Denúncias sobre o comércio ambulante ilegal de mudas podem ser feitas pelo telefone 0800 646 1122. A lista de viveiros credenciados está disponível no site da Agrodefesa e, para quem adquirir mudas de outros estados, é necessário preencher o formulário de Autorização para Aquisição de Mudas no Sidago.