Durante a visita do presidente de Portugal e sua comitiva, foi assinado o Memorando de Entendimento para promover a cooperação no setor de vinhos e produtos vitivinícolas.
O Memorando foi assinado pelos ministros da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes.
Memorando para cooperação no setor de vinhos

O objetivo é reforçar a colaboração entre os ministérios de ambos os países para facilitar o comércio de vinhos e produtos vitivinícolas, discutindo também a simplificação de regulamentações sobre produção, mercado, controle de qualidade, certificação e rotulagem.
O acordo também prevê o estímulo ao intercâmbio de informações, experiências e legislações entre os órgãos responsáveis pela produção, análise, certificação, rotulagem e fiscalização dos produtos. Além disso, a cooperação inclui a realização de missões de visita e treinamento em Portugal, com a possibilidade de estágios em laboratórios públicos ou privados.
A assinatura ocorreu durante a 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal, que são essenciais para fortalecer a colaboração entre Brasil e Portugal. Na última edição, em 2023, foram firmados 13 acordos sobre vários temas.

Nesta edição, 19 instrumentos bilaterais foram assinados, abrangendo áreas como saúde, ciência e tecnologia, segurança pública, infraestrutura (portos e aeroportos), meio ambiente, cultura e turismo.
Entre os anúncios, destacam-se a instalação de um escritório da Apex em Lisboa, a compra de 12 Super Tucanos pela Força Aérea Portuguesa, a parceria entre a OGMA e a Embraer para adaptar aeronaves a padrões da OTAN, a abertura de um escritório da Embraer Defesa e Segurança em Lisboa, e a criação de um escritório de cooperação do Ministério das Relações Exteriores em Lisboa.