Brasil e Portugal firmaram 19 acordos bilaterais em diversas áreas, incluindo saúde, segurança pública, turismo, ciência e tecnologia.
Os acordos foram selados durante a 14ª Cimeira Brasil-Portugal, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.
Acordos bilaterais

O intercâmbio entre os dois países está se tornando cada vez mais diversificado, com um foco crescente em integrar cadeias produtivas e promover a exportação de produtos brasileiros de maior valor agregado.
A expectativa é que essa colaboração se intensifique ainda mais quando o Acordo Mercosul-União Europeia entrar em vigor, beneficiando setores chave, como o agro.
O setor agropecuário foi um dos pontos destacados entre os acordos firmados. Entre os principais atos, o Brasil e Portugal avançaram na simplificação de procedimentos relacionados ao setor agrícola, incluindo uma cooperação específica no domínio do vinho e outros produtos vitivinícolas.

A cooperação entre os dois países também se estende a outros setores, como saúde, com a promoção de alimentação saudável e prevenção da obesidade, e meio ambiente, com iniciativas voltadas para a gestão dos ecossistemas e o combate às mudanças climáticas.
Também foi ressaltada a importância da colaboração na área de tecnologia, com foco no diálogo digital, inteligência artificial e combate à desinformação.
A parceria entre Brasil e Portugal continua a crescer, não apenas no comércio, mas também na promoção de uma maior integração nos setores que impactam diretamente o agro, com a perspectiva de aumentar a competitividade e as exportações, especialmente quando o Acordo Mercosul-União Europeia se concretizar.
- Agronegócio: Desenrola Rural vai facilitar a retomada da produção na agricultura familiar, diz ministro