A integração entre Goiás e Mato Grosso do Sul ganhou novo impulso com o encontro entre representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
A comitiva, liderada pelo presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, contou com a presença dos gerentes Carlos Howes (Tecnologia) e Janilson Azevedo (Fiscalização Agropecuária). O grupo foi recebido pelo presidente do Iagro, Daniel Ingold, e por gestores da instituição.
Intercâmbio de experiências e soluções tecnológicas

De acordo com Caixeta Ramos, o encontro teve como foco o fortalecimento das ações de defesa agropecuária por meio da integração entre os estados. “
Durante a visita, foram debatidas oportunidades de cooperação técnica e formas de ampliar o uso de inteligência e tecnologia no monitoramento agropecuário. A equipe de Goiás conheceu o centro de controle do Mato Grosso do Sul, que reúne informações estratégicas sobre defesa animal e vegetal.
Segundo Carlos Howes, o intercâmbio foi uma oportunidade de aprendizado mútuo.
Viemos entender as tecnologias que eles utilizam, enquanto eles também conheceram as soluções desenvolvidas em Goiás. O Mato Grosso do Sul não utiliza o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), então esse intercâmbio é importante para que possamos observar diferentes modelos e aprimorar nossos próprios processos

Para o gerente Janilson Azevedo, a reunião representou um passo importante na integração institucional.
“Reforçamos hoje o alinhamento entre a Agrodefesa e a Iagro para avanços com segurança numa defesa sanitária sistêmica, segura e precisa. Fiscutimos trocas ágeis de informações, rastreabilidade e o uso integrado de inteligência e aplicativos”, afirmou.
O encontro consolidou a parceria entre Goiás e Mato Grosso do Sul, abrindo caminho para novas ações conjuntas.
Confira mais notícias do portal:
- Pecuária: Programa de melhoramento genético beneficia 250 agricultores familiares em Goiás
- Agricultura: Safra de soja em Goiás bate recorde e alcança 20,1 milhões de toneladas