Foi estendido por mais dez dias o período de inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) voltado a comunidades quilombolas em Goiás.
A nova data para envio de propostas termina em 10 de agosto de 2025.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Na modalidade Compra com Doação Simultânea, os alimentos fornecidos pelos agricultores familiares quilombolas serão destinados, prioritariamente, a entidades cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que farão a distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade nas próprias comunidades.
O programa tem alcance estadual e conta com aporte de R$ 2 milhões provenientes do Fundo Protege. Cada participante poderá vender até R$ 15 mil em alimentos produzidos localmente, como forma de apoiar a produção quilombola.
A participação é voltada exclusivamente a quilombolas que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela legislação estadual (Lei nº 19.767/2017 e Decreto nº 9.987/2021).
As propostas devem ser submetidas pela Plataforma PAA Goiás, disponível no site da Secretaria de Agricultura.
Dúvidas podem ser esclarecidas junto à Gerência de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva da Seapa, pelo telefone (62) 3201-8963, ou nas unidades regionais da Emater.
Comercialização dos alimentos

Na edição de 2025, o programa passa a aceitar a comercialização de novos alimentos, como leite, queijo muçarela, pitaya, filé de tilápia e produtos oriundos do extrativismo vegetal, entre eles baru, macaúba e mangaba.
Os itens foram reconhecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) por meio da Portaria nº 750, de 24 de dezembro de 2024. A expectativa é que esses mesmos produtos sejam futuramente incluídos também no PAA Goiás.