O outono é uma das quatro estações do ano e representa a transição entre o verão e o inverno. Em 2022, a chegada da estação aconteceu neste domingo (20/3) e com ela, novas oportunidades de cultivos batem à porta do produtor rural. Podemos dizer que, na agricultura, este é um período de colheitas, pois é quando a queda de folhas e alguns frutos tem início.
A queda das folhas e frutos acontece como um mecanismo de sobrevivência da planta, assim elas conseguem poupar energia e se protegerem durante o inverno. Entretanto, é importante salientar que a premissa não faz jus a todas as culturas, pois algumas se desenvolvem melhor nesta estação de transição.
No Brasil, o outono é caracterizado por mudanças nas temperaturas e no percentual de umidade relativa do ar. Estas variações acontecem devido ao fato do país estar localizado entre a zona do Trópico de Capricórnio ao sul e pela Linha do Equador ao norte. Porém, esta localização faz também com que o outono brasileiro não seja sentido em todas as regiões do país.
Dentre as principais características do outono, no Brasil, temos:
- Os dias tornam-se cada vez mais curtos em relação às noites;
- As temperaturas são amenas;
- Ocorre queda das folhas e frutos de algumas espécies de árvores;
- A umidade relativa do ar sofre uma queda;
- Diminuição dos períodos de chuva;
- Aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros.
Mapa de cultivo para o outono no Brasil
Levando em consideração as características principais do outono, o fato de que ele se apresenta de formas diferentes nas regiões do Brasil, separamos as melhores culturas a serem cultivadas neste período, de acordo com cada localidade. Confira:
Região Sul
Apresentam temperaturas mais baixas, desta forma as melhores espécies para o cultivo no outono são: acelgas, agriões, aipos, almeirões, repolhos de inverno, cebolas, couves-flor de inverno, rúculas, salsas e alfaces de inverno.
Região Sudoeste
Recomenda-se o cultivo de acelgas, agriões, rúculas, salsas, alfaces de inverno, beterrabas, cebolinhas, couves-brócoli, couves-manteiga, ervilhas e espinafres.
Região Centro-Oeste
Durante o outono, apresentam temperaturas mais elevadas, por isso a dica é investir no plantio de ervilhas, couves-rábano, espiafres, maxixes, nabos, pimenta de cayenne, tomates e abóboras.
Região Nordeste
Aposte na semeadura de abóboras, abobrinhas, berinjelas, feijões-vagem, jilós, pimentões, mostardas, salsas e coentros.
Região Norte
Dentre as variedades que se pode escolher temos o plantio de abóboras, abobrinhas, tomates, salsas, repolhos, coentros, pepinos, melões, melancias e rabanetes.