Nesta semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
A parceria tem como objetivo impulsionar a inovação científica, o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a capacitação de profissionais qualificados.
Programas de educação e pesquisa sobre bioeconomia e cacauicultura

O pacto visa estabelecer mecanismos para fortalecer os programas de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos e Ciências Ambientais da Unir, assim como as linhas de pesquisa voltadas à bioeconomia e ao manejo da biodiversidade amazônica, com ênfase na cacauicultura.
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/SDI) será responsável pela condução da cooperação.
Lucimara Chiari, diretora da Ceplac, ressaltou a importância desse passo para aprofundar estudos e ações visando aprimorar o processo produtivo do cacau.
“Por meio da parceria entre a Ceplac e a Unir, esforços serão direcionados para promover pesquisa e desenvolvimento sustentável à cacauicultura de Rondônia”, explicou.

Os resultados esperados incluem maior agilidade na produção científica da Ceplac, expansão da capacidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área da cacauicultura, geração de conhecimentos científicos e tecnológicos relevantes para a região amazônica, formação de recursos humanos qualificados, melhoria da produção científica e da qualificação discente da instituição de ensino superior, e aumento da inserção do programa de pós-graduação na sociedade.
Além disso, as partes envolvidas planejam desenvolver projetos conjuntos de pesquisa, com foco na aplicação de práticas sustentáveis e inovadoras na produção e manejo do cacau, especialmente na recuperação de áreas degradadas.