Na manhã desta segunda-feira (11/10) foram apreendidos 111 toneladas de fertilizantes irregulares em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, localizado no Paraná. A força-tarefa, que se iniciou no dia 2 de outubro, contou com o trabalho da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Polícia Civil (PC), Instituto de Águas e Terras (IAT) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Colombo.
De acordo com a Polícia civil (PC), no local foram encontrados fertilizantes embalados prontos para distribuição, empilhadeiras, caminhões, várias sacarias vazias de diferentes fabricantes e equipamentos para mistura e envase dos produtos.
Para a PC o material pode ter origem em varreduras ou desvio de cargas, questão que está sendo investigada, e estima-se que o valor da carga seja de R$ 1,7 milhão.
Prisão do suposto responsável pela carga de fertilizantes irregulares
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apurou que o estabelecimento funcionava sem licenciamento e alvará, ele estava localizado no bairro Guaraituba, no município de Colombo. A PCPR se deslocou até o local e verificou que os produtos eram feitos em desconformidade com as normas vigentes, sem acompanhamento de um técnico responsável.
A pessoa identificada como proprietária da carga, de 42 anos, foi presa em flagrante por porte e posse de arma. Além disso, também foi indiciada por crime contra a ordem tributária e relações de consumo e crime ambiental.
Função da Adapar
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) tem por finalidade a promoção da defesa agropecuária e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal, a prevenção, o controle e a erradicação de doenças dos animais e de pragas dos vegetais de interesse econômico ou de importância à saúde da população e assegurar a segurança, a regularidade e a qualidade dos insumos de uso na agricultura e na pecuária.
Via: AEN, Adapar,Canal Rural