Foi inaugurada nesta sexta-feira (25), no Polo Empresarial de Aparecida de Goiânia, a planta piloto da Aclara Resources.
Com investimento de R$ 30 milhões, a unidade terá capacidade para processar 500 toneladas de argilas iônicas extraídas em Nova Roma.
Planta piloto da Aclara Resources

A iniciativa representa a etapa inicial para a construção de uma planta industrial permanente no Nordeste goiano, estimada em R$ 2,8 bilhões e com previsão de gerar cerca de 5,7 mil empregos.
A planta piloto tem como objetivo produzir amostras com mais de 95% de pureza, utilizando um processo proprietário da empresa, denominado Colheita Mineral Circular.
A técnica promete reduzir significativamente o impacto ambiental, ao permitir o reaproveitamento de 95% da água utilizada. A operação inicial deve resultar em cerca de 80 empregos diretos e indiretos.
Segundo a empresa, a escolha por Goiás se deu devido às condições geológicas favoráveis e ao ambiente considerado receptivo para novos empreendimentos. Representantes de Nova Roma e Aparecida de Goiânia participaram da inauguração e destacaram os possíveis benefícios locais em termos de geração de empregos e movimentação econômica.
Terras raras

O projeto ainda envolve a extração de terras raras, elementos químicos presentes em minerais e argilas do tipo iônico.
Sendo assim, esses materiais serão essenciais para a fabricação de equipamentos de alta tecnologia, como turbinas eólicas, veículos elétricos e componentes eletrônicos.