O avanço do plantio da soja em Mato Grosso do Sul já ultrapassa a metade da área prevista para a safra 2025/26.
De acordo com o levantamento do SIGA-MS, divulgado pela Aprosoja/MS nesta terça-feira (4), cerca de 3,26 milhões de hectares já foram semeados, o que representa 61,6% da área total estimada.
Plantio da soja em Mato Grosso

Com base nos dados, a Região Sul do estado lidera o ritmo das operações, com 68% da área plantada, seguida pela Região Centro, com 54,7%, e pela Região Norte, com 46,8%.
Em relação ao mesmo período da safra anterior, há um atraso de 4,2 pontos percentuais, reflexo da irregularidade das chuvas no início do ciclo.
O histórico dos últimos cinco anos mostra que a melhor janela de semeadura se encerra em 14 de novembro, quando normalmente cerca de 80% das lavouras já estão implantadas.

Segundo o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena, o desempenho recente da Região Norte chama atenção, pois após um pequeno atraso no início por falta de chuva, a região avançou 23,7 pontos percentuais em apenas uma semana.
Para esta temporada, a produção estimada é de 15,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 8,1% em relação à safra anterior. A área cultivada deve alcançar 4,7 milhões de hectares (alta de 5,9%), com produtividade média de 52,82 sacas por hectare, crescimento de 2% no comparativo anual.
Confira mais notícias do portal:
- Agricultura: Clima desfavorável reduz produtividade e limita avanço da safra de cana-de-açúcar 2025/26
- Política: Senado aprova projeto que simplifica regularização de terras na faixa de fronteira







