O Dia das Crianças, tradicionalmente marcada por presentes e brincadeiras, ganha um novo significado quando se transforma em uma oportunidade de aproximação das crianças com o agro e o meio natural.
Plantar sementes, acompanhar o crescimento de hortaliças, alimentar animais e observar de perto de onde vêm os alimentos se tornam atividades que despertam curiosidade, responsabilidade e respeito pelo meio ambiente.
Relação do Dia das Crianças com a natureza

Ao Portal Agro2, a psicanalista e psicopedagoga Elizângela Maranhão destaca os benefícios emocionais desse contato.
“O contato com a natureza promove nas crianças um alívio emocional profundo. Em meio ao verde, ao vento, à terra, elas respiram melhor no corpo e na alma”.
Ela também enfatiza a importância do tédio criativo, pois com base nela, “quando a criança se depara com a ausência de estímulos prontos, como vídeos, jogos e brinquedos eletrônicos, ela precisa acessar seus recursos internos. É nesse silêncio da superestimulação que surgem invenções, brincadeiras autorais, diálogos imaginários e construções com elementos da natureza”.
No campo, esse aprendizado se transforma em experiências práticas e lúdicas. Crianças podem inventar histórias com folhas e flores, criar pequenas construções com galhos ou montar “restaurantes” usando frutas e legumes recém-colhidos.

Cada atividade incentiva a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico, mostrando que o agro é um espaço fértil para o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Além da diversão, a vivência no campo ajuda a criar consciência ambiental, aprendendo sobre sustentabilidade, preservação da água, cuidados com o solo e respeito aos animais, compreendendo desde cedo a importância de manter o equilíbrio entre homem e natureza.
Assim, o Dia das Crianças no campo vai muito além de presentes e festas, pois pode ser ainda uma oportunidade de aprendizado, imaginação e conexão com a vida natural.