Na segunda-feira (5), o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcel Moreira, reuniu-se com o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Benin, Gaston Dossouhui.
O encontro teve como foco o fortalecimento das trocas comerciais e da cooperação técnica entre os dois países, com ênfase em temas como segurança alimentar e desenvolvimento no meio rural.
Parceria entre Brasil e Benin

Entre os assuntos abordados, esteve a possibilidade de o Brasil fornecer material genético bovino e avícola, além de animais vivos. Segundo Moreira, a experiência brasileira com tecnologias adaptadas ao clima tropical pode ser útil para apoiar iniciativas no setor agropecuário beninense.
Com base nos dados do Mapa, em 2024, as exportações brasileiras do agronegócio para o continente africano somaram US$ 12,5 bilhões, com alta de 23,8% em relação ao ano anterior. Os principais produtos enviados foram carnes, cereais, itens do setor sucroalcooleiro e soja.
Durante a reunião, também foram discutidas parcerias em áreas como irrigação, gestão de recursos hídricos e valorização de cadeias produtivas locais, incluindo mandioca, arroz, soja e caju.

O encontro serviu ainda para reforçar o convite ao Benin para participar do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Fome e Desenvolvimento Rural, previsto para este mês, ocasião em que pode ser formalizado um memorando de entendimento entre os dois países no campo agropecuário.
A comitiva do Benin incluiu o embaixador Boniface Vignon, o diretor de Pecuária Yao Akpo, o engenheiro Flavien Désiré Ahouigbamey e o empresário Aziz Agossou. Representando o Brasil, estiveram presentes Lucas Moraes, coordenador de Cooperação Internacional do Mapa, e Anderlise Borsoi, da SCRI.