Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Plantar terceira cultura na sucessão entre soja e milho aumenta lucro em até 11%

Pesquisa da Embrapa identificou que introduzir braquiária, a aveia preta e o trigo no modelo de produção reduz custos, aumenta produtividade e com isso os ganhos por hectare.

Por Janaina Honorato
Publicado em 21/08/2024 às 14:26
Plantar terceira cultura na sucessão entre soja e milho aumenta lucro em até 11%

Pesquisa concluiu que incluir braquiária, a aveia preta e o trigo em sucessão à soja e milho é mais rentável. Foto: Alvadi Balbinot/Embrapa Soja

Share on FacebookShare on Twitter

A diversificação de culturas agrícolas como a braquiária, a aveia preta e o trigo, na sucessão entre a soja e o milho segunda safra, aumenta o lucro dos agricultores em até 11%.

Os três modelos de produção mais rentáveis dentro do sistema produtivo foram apontados por pesquisas realizadas durante três safras – 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023 no oeste e no centro-oeste do Paraná, conduzida em parceria entre a Embrapa e o Centro de Pesquisa Agrícola Copacol.

LEIA TAMBÉM

Goiás lança selo que libera circulação estadual de produtos de origem animal

Goiás lança selo que libera circulação estadual de produtos de origem animal

Mercado de feijão sofre queda nos preços com avanço da colheita da terceira safra

Mercado de feijão sofre queda nos preços com avanço da colheita da terceira safra

Terceira cultura na sucessão entre soja e milho

Segundo o pesquisador Alvadi Balbinot, da Embrapa Trigo, um dos autores da publicação, ao incluir a braquiária consorciada com o milho segunda safra, em sucessão à soja, por exemplo, o aumento foi significativo na produtividade da soja, chegando a uma rentabilidade 11% maior que o sistema padrão da região.

No segundo modelo, eficiente e mais intensificado, o sistema de produção foi planejado com milho segunda safra, aveia preta, soja, milho segunda safra e soja. Há cada dois anos, a aveia é cultivada como cobertura vegetal do solo, na terceira safra. Os resultados mostraram rentabilidade superior em 10% comparado ao sistema tradicional da região.

Já no terceiro sistema produtivo, avaliado como rentável, foi introduzido o trigo, nesta configuração: milho segunda safra, trigo terceira safra, soja, milho segunda safra e soja. Com a produção de trigo, a rentabilidade foi 6,6% a mais que a tradicional só entre soja e milho.

  • Agricultura: Produção de grãos no Brasil deve cair 7% na safra 2023/24

Diversificação de culturas e benefícios

Pesquisa foi realizada no Paraná nas últimas três safras de grãos.
Pesquisa foi realizada no Paraná nas últimas três safras de grãos. Foto: Divulgação/Embrapa Soja

O pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, aponta que a diversificação traz além da viabilidade econômica, ainda tem outros benefícios. A rotação do milho segunda safra, em cultivo solteiro ou consorciado à braquiária ruziziensis, com cereais de inverno como o trigo, é uma alternativa para diversificar, que traz redução dos custos de produção e aumento da produtividade da soja em relação ao modelo usual entre soja e milho.

Para ele, a cobertura e a melhoria da qualidade do solo se refletem em maiores produtividades e menores custos de produção para a soja, além do desempenho mais elevado do milho segunda safra.

Já o uso de aveia preta ou do trigo se trata de processos inovadores, pois aumentam a diversificação, a produção de fitomassa e a intensificação do uso da terra entre a colheita do milho segunda safra e a semeadura da soja.

Na próxima etapa de pesquisa, Debiasi aponta que a equipe irá focar na validação dos resultados em propriedades rurais, assim como na transferência dessa tecnologia para os produtores da região.

Melhoria do sistema produtivo

Os resultados da pesquisa, que estimula a diversificação dos sistemas produtivos, apontam que o aumento da produtividade e a estabilidade de produção estão associados à adoção de tecnologias que aumentem a disponibilidade de água às plantas.

Essas ações envolvem a construção de um perfil de solo sem impedimentos físicos (compactação), químicos (acidez excessiva, com baixos teores de cálcio e presença de alumínio tóxico) e biológicos (ataque de nematoides e fungos fitopatogênicos) ao crescimento radicular.

“A melhoria da estrutura do solo, além de favorecer o crescimento radicular, proporciona maior taxa de infiltração e armazenamento de água disponível às plantas, bem como otimiza os fluxos de água, oxigênio e nutrientes do solo para as raízes”, diz o pesquisador da Embrapa Júlio Franchini.

Os resultados da pesquisa estão na publicação Modelos de produção intensificados para diversificação da matriz produtiva para além da sucessão milho 2ª safra/soja nas regiões centro-oeste e oeste do Paraná.

Diversificação de culturas traz redução dos custos e aumento da produtividade.
Diversificação de culturas traz redução dos custos e aumento da produtividade. Foto: Divulgação

Sucessão soja e milho segunda safra

Nos últimos 20 anos, a sucessão entre a soja e o milho segunda safra se consolidou como o principal modelo de produção de grãos no Brasil. Segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Deral), 65% da área cultivada com soja no verão são ocupadas por milho segunda safra no outono-inverno nas regiões oeste e centro-oeste do estado.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2023/2024, o Brasil produziu aproximadamente 16,4 milhões de hectares de milho segunda safra, sendo a grande maioria semeada em sucessão à soja.

Educação: Cursos gratuitos ensinam como fazer armazenagem de grãos em silos e sacarias

 

Tags: culturaEmbrapa Sojalucromilhoprodutividaderotação de culturassoja

Notícias relacionadas

Alimentos e combustíveis puxam retração nos preços da indústria em junho

Alimentos e combustíveis puxam retração nos preços da indústria em junho

Os preços da indústria brasileira recuaram 1,25% em junho de 2025, marcando o quinto mês seguido de queda. O resultado...

Garantia-Safra 20252026 abre inscrições para agricultores familiares

Garantia-Safra 2025/2026 abre inscrições para agricultores familiares

Agricultores e agricultoras familiares já podem se inscrever na edição 2025/2026 do Garantia-Safra, programa federal voltado à proteção de famílias...

Planta usada na tequila é testada no Brasil como fonte de energia limpa

Planta usada na tequila é testada no Brasil como fonte de energia limpa

A planta que dá origem à tradicional tequila mexicana começa a ganhar espaço em terras brasileiras com propostas bem diferentes....

Brasil ganha novo mapa de erodibilidade dos solos para apoiar políticas de conservação

Brasil ganha novo mapa de erodibilidade dos solos para apoiar políticas de conservação

A Embrapa disponibilizou uma nova versão do mapa de erodibilidade dos solos do Brasil, ferramenta estratégica para o enfrentamento da...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.