Na manhã de hoje (31), Tereza Cristina, ex-Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi exonerada. Em seu lugar, o secretário-executivo, Marcos Montes assumirá a pasta.
Em publicação na rede social, “Twitter” a ex-ministra comentou que “passou o bastão”, ao antigo secretário-executivo do Mapa, que agora seguirá no comando do Ministério da Agricultura. A ex-ministra também tuitou, assumirá seu cargo de deputada federal no Mato Grosso do Sul.
Marcos Montes toma posse como novo Ministro da Agricultura
Na manhã desta quinta-feira, o ex-secretário executivo, assumiu a pasta no lugar de Tereza Cristina, em solenidade que contou com presença de outros parlamentares. Durante a cerimônia, a ex-ministra realizou a transmissão do cargo.
Montes assume o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme publicação no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
Marcos Montes destacou em seu discurso de posse que o “agronegócio é DNA do Brasil”. Além disso, também ressaltou, que o agro é “um dos negócios mais pujantes que existem no Brasil. Vai precisar de muita paciência”.
O novo ministro do Mapa é produtor rural, médica e está no seu terceiro mandato como deputado federal pelo PSD Além disso, já atuou com presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Em seu partido, já foi líder e vice-líder da bancada na Câmara.
Além de Tereza Cristina, outros ministros foram exonerados do cargo
O presidente da República, Jair Bolsonaro publicou na data de hoje (31) exonerações de ministros e secretários, a pedido dos mesmos, para que pudessem concorrer nas próximas eleições.
Além de Tereza Cristina, outros nomes como Marcos César Pontes, ex-titular da pasta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Rogério Marinho, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) foram exonerados. Paulo César Rezende Alvim foi nomeado novo titular do MCTI, já no Ministério do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira assume o lugar do antigo ministro.
Onyx Lorenzoni também foi exonerado do Ministério do Trabalho e Previdência, em seu lugar, assume José Carlos Oliveira. No Ministério da Infraestrutura, por sua vez, Tarcísio Gomes de Freitas sai e Marcelo Sampaio tomou posse da pasta.
Ronaldo Vieira Bento é o novo titular do Ministério da Cidadania e assume o fica no lugar de João Roma.
Outra ministra a ser exonerada foi Damares Alves. Damares era ministra do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em seu lugar, fica Cristiane Rodrigues Britto.
O Ministério do Turismo, anteriormente comandado por Carlos Alberto Gomes de Brito, agora terá como novo ministro, Gilson Machado. A Secretaria Especial da Cultura, vinculada à pasta, também sofreu alterações, Mário Frias deixou o cargo de secretário e foi substituído por Hélio Ferraz de Oliveira.