A partir do próximo sábado (20), Goiás dá início ao vazio sanitário anual da cultura do feijão comum (Phaseolus vulgaris).
A medida, prevista na Instrução Normativa nº 3/2024 da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), é obrigatória e abrange lavouras em 57 municípios, permanecendo em vigor até 20 de outubro de 2025.
Vazio sanitário do feijão em Goiás

O objetivo é reduzir a incidência de viroses transmitidas pela mosca-branca (Bemisia tabaci), em especial o mosaico-dourado do feijoeiro, que pode comprometer significativamente a produção.
Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o período de vazio sanitário é essencial dentro do Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas da Cultura do Feijoeiro Comum.
Os 57 municípios que devem seguir o calendário de semeadura e vazio sanitário são Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Anhanguera, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Buritinópolis, Cabeceiras, Caldas Novas, Caldazinha, Campinaçu, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul e Corumbá de Goiás.
Também integram o plano Corumbaíba, Cristalina, Cumari, Damianópolis, Davinópolis, Flores de Goiás, Formosa, Gameleira de Goiás, Goiandira, Iaciara, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Aurora, Nova Roma, Orizona, Ouvidor, Padre Bernardo, Pires do Rio, Planaltina, Santa Rita do Novo Destino, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Sítio d´Abadia, Teresina de Goiás, Três Ranchos, Uruaçu, Urutaí, Valparaíso, Vianópolis, Vila Boa e Vila Propício.
Mosaico-dourado do feijoeiro

Conforme a Embrapa, a mosca-branca é uma praga-chave do feijoeiro no Brasil. Além dos danos diretos, ela transmite viroses como o mosaico-dourado, causado por um geminivírus.
A doença pode reduzir a produtividade entre 40% e 100%, representando uma das maiores limitações à cultura do feijão em todas as regiões produtoras do país.