O calendário de vazio sanitário de soja que deve ser seguido em 2022 pelos produtores rurais da região sul do país foi definido no início do ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Manejo sanitário: Entenda a importância de ter um manejo sanitário preventivo do rebanho
Os vazios sanitários da soja são períodos em que lavouras e plantas voluntárias não são cultivadas no campo. Essa técnica é utilizada na entressafra, período entre o início de uma safra e a próxima, para minimizar os efeitos negativos nas safras subsequentes. Sua duração mínima é de noventa dias.
Outras regiões: Calendário de vazio sanitário da soja para 2022 no Centro-Oeste
A soja é considerada o principal produto de exportação do Brasil, e os períodos de vazio sanitários são utilizados para controlar a ferrugem asiática, uma das doenças mais comuns das lavouras, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.
Como o produtor deve adotar o vazio sanitário?
Para seguir o calendário de vazio sanitário, os produtores devem seguir as respectivas recomendações de seu estado, conforme as determinações dos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal.
Sustentabilidade: Como as ações sustentáveis podem auxiliar no agronegócio
Ressalta-se que durante o período de escassez da soja, embora seja proibido o cultivo de lavouras ou plantas voluntárias, o solo não deve ser exposto. Quando completamente desabitadas, as plantas daninhas encontram um espaço favorável para crescer e são mais propensas a processos de degradação do solo.
Confira o calendário para 2022
A região sul é formada por três estados, sendo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que possuem três períodos distintos no calendário. Confira o período de 2022:
– Paraná: 10 de junho a 10 de setembro
– Santa Catarina: 22 de junho a 20 de setembro
– Rio Grande do Sul: 12 de julho a 10 de outubro
Leia mais:
Confira o calendário de vazio sanitário para soja dos estados brasileiros