O atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, anunciou que a República Dominicana abriu as portas para receber produtos suínos de origem brasileira. Em seu anúncio, o ministro informou que a assinatura do protocolo deve acontecer no fim do mês de agosto.
De todos os produtos suínos, as exportações devem se concentrar em especial na carne. Deste modo, Montes ressalta que a carne suína é de suma importância para o Brasil e o Mapa sabe que os produtores viveram e estão vivendo uma situação delicada, por isso o Ministério está focando na resolução do problema.
Abertura do mercado para carnes suínas
A expectativa do governo brasileiro é de que a assinatura do protocolo ocorra na última semana de agosto. Em meados dos dias 27 e 28 de agosto, Marcos Montes deve ir até a Republica Dominicana para oficializar o acordo e assinar o protocolo de abertura do mercado.
Para a Associação Brasileira de Proteína Animal a abertura de mercado suíno é uma notícia muito boa e as expectativas são boas, por se tratar de um dos maiores destinos turísticos do mundo. Já em relação ao volume de exportação ainda não há como prever, visto que depende de como serão as habilitações das empresas.
É preciso ressaltar que por mais que, a início, o mercado ainda seja pequeno, está é uma oportunidade para os produtores de suínos, uma vez que o setor está caminhando para uma melhora no mercado e nas ofertas. A abertura e ampliação de mercados para o agro tem sido uma prioridade do Mapa.