Brasil e México assinaram nesta quarta-feira (27), na Cidade do México, dois novos acordos voltados ao fortalecimento da cooperação econômica e tecnológica.
As iniciativas foram oficializadas durante reuniões da comitiva brasileira, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, com autoridades mexicanas.
Acordos para fortalecimento de cooperação econômica

Com base no Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), um dos documentos, a Declaração de Intenções sobre Cooperação Bilateral em Biocombustíveis, prevê intercâmbio de tecnologia e ações conjuntas para o desenvolvimento do setor no México.
Além disso, o texto ainda menciona a experiência brasileira na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar e abre espaço para projetos relacionados a combustíveis sustentáveis para a aviação.
O segundo acordo, um Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Economia do México e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), busca ampliar o fluxo de comércio e investimentos entre os dois países. A iniciativa pretende facilitar negócios em diferentes áreas e criar novas oportunidades para empresas.

Durante os encontros, representantes dos dois governos destacaram a importância das parcerias para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e avanço em iniciativas ambientais.
A comitiva brasileira também aproveitou a ocasião para reforçar convites à participação mexicana na COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).