Uma pesquisa feita pelo Grupo Zety mostra o ranking das profissões mais respeitadas em 2022. O agricultor ocupa a terceira posição da lista, junto com médicos e cientistas, com 83% cada um na escala de respeito.
A pesquisa ouviu 1.053 pessoas nos Estados Unidos, que foram questionadas sobre quais trabalhos eles consideravam mais respeitáveis, quais fatores geram respeito e quais trabalhos eles gostariam de fazer. Nas entrevistas, as pessoas precisavam dar uma nota de 1 a 5 para cada profissão pesquisada.
Profissões mais respeitadas em 2022
Médicos, cientistas e agricultores aparecem na primeira colocação da lista, com a mesma pontuação, de 83% cada um. Bombeiros e professores apresentam 82%. Em seguida, enfermeiros e membros das forças armadas aparecem com 81% e 80%, respectivamente.
Por outro lado, no fim da lista, aparecem os influenciadores de redes sociais, com 44% na escala de respeito. A última posição do ranking é ocupada pelas estrelas de reality show e políticos, com apenas 41% na escala de profissões mais admiradas. Veja:
Em relação às profissões menos respeitadas, estas foram as mais propensas a causar divisão de opinião. Sobre os políticos, apenas 35% das pessoas com mais de 40 anos atribuíram a eles uma classificação de respeito positiva. Além disso, apenas 12% das pessoas sem diploma universitário respeitavam os políticos, em comparação com 50% das pessoas com mestrado ou superior.
O que torna um trabalho respeitável?
De acordo com a pesquisa, diversos fatores foram levados em consideração na hora de escolher as profissões mais respeitáveis, entre elas estão: cuidar dos outros, confiança e essencialidade para a sociedade.
Outros fatores como salário alto, alto nível de prestígio e ter poder sobre os outros foram considerados os fatores menos importantes para considerar uma profissão mais respeitável.
- Economia: Petrobras anuncia terceira queda seguida no preço do querosene de aviação; redução de 0,84%
Escolha de profissões
A mesma pesquisa também questionou os entrevistados se eles gostariam de ter os empregos que estão na lista dos mais respeitados. O papel do cientista ficou em primeiro lugar em ambas as listas de classificação. Mas enquanto 83% dos entrevistados respeitavam os cientistas, apenas 71% gostariam de ser cientistas.
Ocupando também a terceira posição, a profissão de agricultor se mostrou respeitada por 83% dos entrevistados. Contudo, apenas 70% gostariam realmente de ser agricultor.