A alta na produção agrícola brasileira deve intensificar a disputa pelas estruturas logísticas nacionais, como armazéns, rodovias, portos e ferrovias, particularmente, no segundo semestre deste ano, como mostra o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na segunda-feira (22/5).
O motivo é a combinação da atual safra brasileira de grãos estimada em 313,9 milhões de toneladas e o aumento nas exportações de soja, que atingiram 14,34 milhões de toneladas em abril de 2023.
Produção agrícola
O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago dos Santos, destaca que outros elementos também desempenham um papel nesse cenário. Isso inclui as expectativas de aumento na produção de café e a previsão de uma safra recorde de cana-de-açúcar, com foco na produção de açúcar, que indicam uma provável priorização das exportações, dado o baixo nível dos estoques mundiais.
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De acordo com Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab, existe a possibilidade de ocorrer um significativo aumento nos preços globais dos produtos do complexo açucareiro.
Isso ocorreria caso o fenômeno climático El Niño, que os meteorologistas acreditam estar se desenvolvendo, reduza as chuvas de monções na Ásia. Essas chuvas são essenciais para a produção de cana-de-açúcar na Índia e na Tailândia.
O Boletim Logístico ainda mostra que as exportações de milho registraram uma queda em abril deste ano, atingindo 0,47 milhão de toneladas em comparação com as 1,34 milhão de toneladas observadas em março de 2023.
Esse declínio foi influenciado pela diminuição dos prêmios e cotações, o que resultou em uma redução das vendas para o mercado externo. Além das questões relacionadas à infraestrutura, a falta momentânea de demanda também contribuiu para esse arrefecimento.
Além disso, os mercados estão acompanhando com cautela o desenrolar das negociações no corredor de grãos do Mar Negro, em meio a uma recente onda de tensões entre Rússia e Ucrânia.
Portos brasileiros
No estudo, também são fornecidas análises das exportações realizadas pelos portos brasileiros. Nesta edição, destaca-se que, em relação à soja, o porto de Santos foi responsável pelo escoamento de 40,7% das exportações brasileiras em abril de 2023, em comparação com 41% no ano anterior.
Os portos localizados no Arco Norte representaram 37,4% do total, enquanto o porto de Paranaguá alcançou 10,1% do volume nacional. No caso do milho, os portos do Arco Norte voltaram a aumentar sua participação, chegando a 35,5% do volume total movimentado em abril de 2023.
Em seguida, aparecem o porto de Santos com 24,3% da movimentação, o porto de Paranaguá com 19,4% e o porto de São Francisco do Sul com 10,9%.