Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

Bem-estar animal ligado à produtividade é tema de palestra na Tecnoshow 2023

A palestrante é a pecuarista Carmen Perez, referência em bem-estar animal e boas práticas na pecuária; ministração acontece na quarta-feira (29/3) às 14h.

Por Janaina Honorato
Publicado em 28/03/2023 às 17:48
Bem-estar animal ligado à produtividade é tema de palestra na Tecnoshow 2023.

Bem-estar animal ligado à produtividade é tema de palestra na Tecnoshow 2023. Foto: Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Bem-estar animal está diretamente ligado à produtividade na pecuária. Bons resultados são alcançados com práticas de manejo que geram qualidade na produção de carne e de leite. O assunto é tema de palestra durante a Tecnoshow 2023, que acontecerá no dia 29 de março, a partir das 14h, no auditório 1 do Centro Tecnológico da Comigo (CTC), em Rio Verde, sudoeste de Goiás.

A palestrante é a pecuarista Carmen Perez, referência no assunto para conduzir a palestra “Bem-estar animal na pecuária”, que demonstrará como a produtividade é afetada quando os animais passam por situações de estresse, que diminuem seu desempenho.

LEIA TAMBÉM

Portos brasileiros movimentam 1,16 bilhão de toneladas e fecham 2025 em alta

Portos brasileiros movimentam 1,16 bilhão de toneladas e fecham 2025 em alta

Brasil amplia exportações agropecuárias com novos acordos na Malásia e Mianmar

Brasil amplia exportações agropecuárias com novos acordos na Malásia e Mianmar

  • Tecnoshow 2023: Confira os destaques da programação na feira do agronegócio
A palestrante é pecuarista Carmen Perez, referência em bem-estar animal e boas práticas na pecuária.
A palestrante é pecuarista Carmen Perez, referência em bem-estar animal e boas práticas na pecuária. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

História no bem-estar animal

Há 16 anos, na sua fazenda chamada Orvalho das Flores, no Mato Grosso, Carmem enxergou que algo no manejo dos animais precisa mudar, visto que o ambiente era hostil, com vacas agressivas e bezerros assustados.
Junto a parceiros implantou o manejo racional em sua propriedade, treinando os trabalhadores da fazenda e hoje, a qualidade do rebanho comercial e os rendimentos também.

Segundo Carmem, a ideia principal da adoção de boas práticas que promovem o bem-estar dos bovinos é estabelecer uma melhor relação humano-animal e eliminar ou reduzir as ações de manejo que resultem em sofrimento aos animais. Além disso, o mercado está cada vez mais preocupado com a origem do alimento, com práticas sustentáveis e a pecuária vem se adequando a isso.

Hoje ela compartilha com outros pecuaristas as histórias que vive, nas práticas baseadas na ciência do bem-estar animal que promove em sua fazenda, localização na região de Barra do Garças (MT).

Dentre essas boas práticas, sua atuação busca reduzir e extinguir a marcação de fogo nos animais, critica por exemplo, a prática realizada na face do bovino, por ser um local sensível, cheio de terminações nervosas; que pode ser substituída por brincos de identificação e brincos eletrônicos, o que melhora inclusive a gestão do produtor.

Ela desenvolveu também a desmama lado a lado, que permite que a mãe e o bezerro mantenham contato visual pós-desmama. Além da massagem (ou imprinting) ao nascimento, que promove um relacionamento amigável entre o vaqueiro e o animal.

“São práticas que, com base na ciência, mostraram inclusive ganhos produtivos, que refletem no peso e em ganhos na reprodução. Também tenho me dedicado a estudar as questões de transporte dos animais, já que esta também é uma etapa desafiadora sob a ótica do bem-estar animal”, ressalta Carmen Perez.

A adoção das boas práticas ainda aumenta o índice de fertilidade das vacas e também reduz significativamente a mortalidade dos bezerros.

Além disso, segundo estudos, a carne de um animal tratado com práticas que promovem o bem-estar é mais macia, visto que animais em situações de estresse liberam alto índice de cortisol, que endurece a carne após a abate.

  • Tecnoshow 2023: Feira terá exposição com cerca de mil animais, em Goiás
Palestra acontecerá no dia 29 de março, a partir das 14h, no auditório 1 do Centro Tecnológico da Comigo (CTC), em Rio Verde, Goiás.
Palestra acontecerá no dia 29 de março, a partir das 14h, no auditório 1 do Centro Tecnológico da Comigo (CTC), em Rio Verde, Goiás. Foto: Divulgação

Destaque Nacional

A história das boas práticas desenvolvidas, fez com que Carmem protagonizasse o filme e a série “Quando Ouvi a Voz da Terra”, em que ela aborda questionamentos sobre a produção, conta como uma produtora rural, movida com o desejo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos animais da fazenda, transformou os padrões da produção. Dá para acompanhar mais detalhes do material em https://quandoouviavozdaterra.com.br/.

A pecuarista se destacou se tornou uma liderança no agro, sendo presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, que ainda participa. É editora de um livro sobre o tema, além de participar do organizado pela Câmara Brasil e Alemanha. Carmem é colunista mensal na revista Forbes.

  • Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Tags: bem-estar animalpecuáriaprodutividadeTecnoshow 2023

Notícias relacionadas

Anvisa define regras para produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa define regras para produção de cannabis medicinal no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (28) um conjunto de normas que estabelece regras para todas...

Surto de Chagas acende alerta sanitário na Região Metropolitana de Belém

Surto de Chagas acende alerta sanitário na Região Metropolitana de Belém

O Ministério da Saúde passou a classificar como surto a situação da doença de Chagas em Ananindeua, na Região Metropolitana...

Brasil propõe método inovador para reduzir impacto ambiental de biocombustíveis

Brasil propõe método inovador para reduzir impacto ambiental de biocombustíveis

Um dos desafios centrais para garantir a sustentabilidade dos biocombustíveis é a chamada Mudança Indireta no Uso da Terra, conhecida...

IPCA-15 registra alta de 0,20% em janeiro e acumula 4,50% em 12 meses

IPCA-15 registra alta de 0,20% em janeiro e acumula 4,50% em 12 meses

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) avançou 0,20% em janeiro, resultado inferior ao registrado em dezembro,...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.