Dentre as diversas possibilidades oferecidas pelo agronegócio temos a criação de escargots. Apesar de haver grande procura pela carne do animal dentro do mercado interno e externo, a atividade exige certas condições de criação e bons índices de produtividade para que o produtor possa garantir a qualidade do produto.
Antes de investir recomenda-se que o produtor analise e veja se, para ele, vale a pena investir neste tipo de atividade. Também conhecida como helucicultura, a criação de escargots baseia-se em um investimento baixo, porém com uma boa demanda no mercado devido a utilização em restaurantes e estabelecimentos especializados em frutos do mar.
O ponto principal para ter sucesso na atividade é ter todo conhecimento técnico necessário para que o criatório possa se desenvolver como o esperado e gerar lucratividade.
Dicas para obter sucesso na criação de escargots
Este é um mercado muito promissor no Brasil e boa lucratividade, tendo em vista que é pouco explorado e o numero de criadores ainda é pequeno. O primeiro ponto para iniciar a criação é realizar uma pesquisa de mercado, como forma de mapear as possibilidades do negócio, buscando apresentar futuramente o seu negócio para o maior número de clientes possível.
Como iniciar
O segundo passo para iniciar a criação é obter as matrizes que darão continuidade ao criatório. Geralmente, os produtores que estão iniciando na atividade começam com 60 matrizes de escargots.
Ambiente de criação
Existem diversas espécies de escargots, desta forma não é possível definir uma condição ideal para a criação de todas elas. Entretanto, as criações apresentam melhores resultados quando feitas em regiões de climas com temperaturas mais baixas.
Estrutura
A atividade não exige do produtor um local muito grande para que a criação seja feita, sendo necessário apenas que o produtor forneça as condições propícias para a sobrevivência do animal. Dentre as condições imprescindíveis para a criação de escargots temos umidade do ar acima de 80% e disponibilização de água potável.
Vale deixar registrado que os escargots desidratam muito rápido, desta forma é preciso que sempre tenham água a sua disposição. A criação exige também que o produtor utilize caixas e outros equipamentos, como espátula de ferro, pulverizador de água, termômetros, higrômetro, esponja e escova de roupa para a manutenção da atividade.
Forma de criação
Existem três formas de criar escargots. Cabe ao produtor escolher qual a melhor delas para o seu negócio, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
- Criação intensiva – desenvolvida a partir da manutenção de animais em cativeiros, através do uso de caixas;
- Criação semi-intensiva – combina a criação dos ovos, em ambientes fechados, e animais mais jovens, criados em uma área externa;
- Criação extensiva – refere-se a criação dos escargots soltos em ambientes ao ar livre. Neste sistema é preciso ter bastante atenção quanto ao controle de pragas e doenças.