O Troca de Saberes – Experiências e Vivências de uma Agricultura Sustentável – é um evento internacional que abordará práticas agrícolas sustentáveis e regenerativas, nos dias 18 e 19 de setembro, em Goiânia-GO, na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás).
A iniciativa integra o calendário do SustentAgro, projeto da Rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com financiamento do Land Innovation Fund. O encontro tem a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), com apoio da Emater Goiás e da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Evento sobre práticas agrícolas sustentáveis
O evento vai reunir pesquisadores e produtores rurais do Brasil, Argentina e Bolívia para uma série de palestras e rodas de conversa, além de visitas técnicas a duas propriedades rurais.
A ideia é promover o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos entre agricultores, especialistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados na agricultura sustentável, com o propósito contribuir para a preservação ambiental, a eficiência produtiva e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais.
Sistemas integrados de produção
Integração Lavoura-Pecuária (ILP): é uma estratégia que combina cultivos agrícolas e criação de gado em um mesmo sistema, produzindo grãos e forragens, além de melhorar a eficiência produtiva e conservar os recursos naturais.
Integração Pecuária-Floresta (IPF) ou sistema silvipastoril: une atividades pecuárias com o plantio de árvores em uma mesma área, permitindo sombreamento para os animais, diversificação da produção, com uma utilização mais eficiente dos recursos naturais.
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF): promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, produção de grãos, árvores, criação de gado de leite e de corte, além de agroenergia.
Programação
A programação conta com apresentações de casos de sucessos da Emater Goiás com o IPF em Quirinópolis; além de Practicas regenerativas en los suelos agropecuarios de la Chiquitania, da Fundação para a Conservação do Bosque Chiquitano (FCBC – Bolívia); e Paisajes Productivos Protegidos – producción, captura de carbono y conservación de biodiversidad, da Fundação Proyungas (Argentina).
A etapa de palestras acontece no dia 18 de setembro, a partir das 8h. Serão abordados na fase de rodas de conversa as vivências e desafios do campo nos sistemas integrados com produtores de ILP, IPF, ILPF e do Programa Sustentagro.
No dia 19 de setembro acontece as visitas a propriedades rurais, mas as vagas já estão esgotadas.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do link do formulário e da programação completa.