Uma ferramenta gratuita busca auxiliar os produtores rurais na prevenção de incêndios no campo, com previsões diárias por região do Brasil, por meio de mapas com indicativos.
Com o slogan “O fogo não é problema somente do outro, é problema de todos no campo e na cidade. É dever de cada um prevenir e denunciar”, a campanha tem o objetivo de mostrar as causas e consequências dos incêndios nas lavouras e em outras áreas da zona rural e também urbana.
Ferramenta de indicativos de incêndios
O serviço faz parte de uma Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, uma iniciativa da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag/RP) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e parceiros.
Todos os dias, a Climatempo analisa dados de previsão de chuva em curto e médio prazo, umidade relativa, balanço hídrico e outras variáveis meteorológicas e aponta, com precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de fogo.
As cores dos mapas mostram o risco: vermelho (emergência), laranja (alerta), amarelo escuro (alto), amarelo claro (baixo) e verde (nenhum risco), que são usadas em mapas para ilustrar os níveis de susceptibilidade ao fogo.
Com esse serviço, o produtor rural terá a oportunidade de verificar, com mais precisão, e antecedência, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de fogo. A divulgação desses mapas tem também o objetivo de alertar toda a população para que os cuidados sejam redobrados.
Mapas de indicativo de incêndio do Brasil
O levantamento do Indicativo de Incêndios tem abrangência nacional, com mapas do Brasil, das cinco regiões (Norte, Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste), e um específico para o Estado de São Paulo.
Todos os dias, de junho a novembro, serão confeccionados e divulgados 7 mapas com os Indicativos de Incêndios; e outros 42, com as previsões para os seis dias subsequentes, serão disponibilizados exclusivamente para os parceiros da Campanha.
Como acessar a plataforma?
Para acessar a plataforma é preciso se tornar um parceiro em https://incendiosprevina.com.br/indicativo-de-incendios/ ou entrar em contato por abagrp@abagrp.org.br.
- Meio Ambiente: Programa busca preservação e redução da morte de abelhas