O Programa Observatório Brasileiro de Abelhas busca a preservação dos polinizadores no Brasil, importantes na produção agrícola e na segurança alimentar.
O projeto foi criado para atender a demanda de diversos setores para a conservação desses animais, com coordenação da Embrapa Meio Ambiente e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Preservação e redução da morte de abelhas
O objetivo do programa é conduzir e apoiar ações voltadas para a redução da morte de abelhas no Brasil, em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.
A iniciativa está sendo construída com parcerias governamentais e com a iniciativa privada como a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). O programa opera em colaboração com agências estaduais de defesa agropecuária, buscando superar a falta de dados padronizados e confiáveis sobre incidentes relacionados a abelhas.
Está sendo desenvolvido um sistema de informações para registrar esses casos, identificar possíveis causas de morte e reunir dados em uma plataforma nacional oficial. Isso permitirá análises técnicas e científicas, capacitando as autoridades e outros setores da sociedade a adotarem medidas para minimizar a perda de polinizadores.
Cristiano Menezes, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente, analisa que os dados sólidos para a tomada de decisões sobre o risco de redução populacional dos polinizadores.
“Os beneficiados serão o setor público, os apicultores, os agricultores e a indústria agrícola, que poderão implementar as melhores práticas para conservar os polinizadores”, disse Menezes.
O Programa beneficiará o aumento do número de registros de apicultores e a profissionalização do setor, além de promover capacitação e boas práticas agropecuárias e apícolas.
“O Observatório tem o potencial de unir e profissionalizar a apicultura e meliponicultura, integrando a atividade de criação de abelhas com a agricultura por meio dos serviços de polinização”, afirmou Ana Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A.
- Sustentabilidade: Polinização de abelhas impulsiona agricultura e preserva matas nativas
Polinização das abelhas
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revelam que 70% de todas as culturas agrícolas são polinizadas por abelhas, ou seja, grande parte dos alimentos são produtos desse processo.
A ação das abelhas também ajudam no equilíbrio e preservação das matas nativas, 85% das plantas de matas e florestas são polinizadas por esses insetos.