O Estado de Goiás terá um Agrocolégio que vai unir disciplinas específicas do agronegócio e matérias escolares do ensino médio para capacitar jovens do campo.
O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás). O lançamento do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela aconteceu nesta quinta-feira (12).
Agrocolégio vai capacitar jovens do campo
A unidade do Agrocolégio funcionará no Centro de Treinamento da Emater Goiás, oferecendo ensino técnico profissional agropecuário integrado ao Ensino Médio para jovens do meio rural. A previsão é que as primeiras turmas iniciem o curso em 2025.
“Esses estudantes passarão uma parte do tempo na formação geral básica e colhendo o melhor que puderem nos laboratórios de solo. Mais uma vez, é a força da educação e do agro, do pequeno agricultor, sendo valorizada por essa gestão”, Fátima Gavioli, secretária de educação do estado.
Segundo o governador de Goiás Ronaldo Caiado, a iniciativa é um avanço significativo na educação e no desenvolvimento agrário dentro do estado.
“Todos nós estamos de braços dados nessa ação inédita para levar a melhor qualidade de vida à população que vive no campo. É uma grande missão do Estado de Goiás e que faremos virar realidade”, ressaltou.
O objetivo da implantação do Agrocolégio é diversificar a oferta no ensino público com a formação de técnicos especializados para trabalhar na extensão rural ou dando sequência à sucessão familiar.
A metodologia que será empregada vai alternar sala de aula com campo, incentivando os alunos a darem continuidade ao trabalho já realizado, por exemplo, pelos pais. A capacitação oferece aos estudantes instruções sobre temáticas essenciais para a vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.
No novo modelo de aprendizagem, os estudantes passarão um mês no Agrocolégio em tempo integral e, ao retornarem para casa, poderão aplicar no campo o que aprenderam com os técnicos agropecuários e especialistas da Emater Goiás.
“Não temos dúvida de que será uma referência para o Brasil inteiro esse trabalho conjunto. Mostraremos ao pequeno produtor rural que é possível trabalhar com novas tecnologias, mais produção e melhor qualidade de vida “, frisou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
Implantação
O Agrocolégio Estadual Maguito Vilela foi criado pela Lei Estadual nº 22.555, de 12 de março de 2024. Todas as classes funcionarão em regime de internato e semi-internato durante o Tempo Escola. A expectativa é que o primeiro grupo tenha 60 estudantes distribuídos em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio, já em 2025.
Em 2026, a ideia é que a quantidade de alunos duplique, com 120 estudantes, sendo duas turmas de 2ª série com 30 jovens cada, e outras duas turmas de 1ª série, com a mesma quantidade.
E em 2027, a previsão é que sejam 180 estudantes, contando com duas turmas de cada série, com 30 estudantes em cada.
Educação abre seleção para gestor
Professores efetivos da rede pública estadual poderão se inscrever pelos próximos 30 dias, no processo seletivo para gestor do Agrocolégio Estadual em Goiânia. O edital está disponível no site da Seduc (https://goias.gov.br/educacao).