Estão abertas as inscrições para a primeira turma de curso sobre os “Requisitos Higiênico-Sanitários para Embarcações Pesqueiras de Produção Primária”.
A iniciativa é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Piúma.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro no site do Ifes. Conforme previso no cronograma, as aulas devem começar dia 24 de março.
Além disso, estão previstas outras três turmas neste ano, para junho, agosto e outubro.
- Agricultura: Ministério da Agricultura declara emergência fitossanitária por risco de praga da mandioca
Curso requisitos higiênico-sanitários em embarcações pesqueiras
O curso tem a finalidade de preparar profissionais das áreas de recursos pesqueiros, controle de qualidade e segurança do pescado para atuar diretamente nas embarcações responsáveis pelo fornecimento de matéria-prima à indústria de processamento.
A capacitação está alinhada às normas sanitárias vigentes, assegurando a qualidade e a segurança dos produtos destinados aos mercados nacional e internacional.
As oportunidades são destinadas para profissionais graduados em cursos superiores, devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Aquacultura, Engenharia Agronômica, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia, e cursos correlatos à área de Recursos Pesqueiros e Controle de Qualidade e Segurança do Pescado.
O curso é oferecido na modalidade de ensino a distância (EaD) e possui uma carga horária de 100 horas e duração de 90 dias. Cada turma contará com 100 vagas disponíveis.
Os temas abordados incluem:
- Modalidade e tipos de embarcações pesqueiras;
- Alterações do pescado pós-captura;
- Controle higiênico-sanitário aplicado às embarcações pesqueiras;
- Programa de autocontrole para embarcações pesqueiras;
- Gestão de custos das adequações das embarcações;
- Certificação de boas práticas higiênico-sanitárias a bordo;
- Atividades práticas para aplicação dos conhecimentos adquiridos.