A vermicompostagem, também conhecida como minhocultura, consiste no processo de reciclagem de resíduos orgânicos através da criação de minhocas.
A partir deste método de criação, é possível gerar um excelente fertilizante natural, capaz de melhorar a retenção e ciclagem de nutrientes no solo, além de melhorar a diversidade de organismos benéficos, a estruturação e formação de agregados. Trata-se do húmus de minhoca.
As espécies de minhoca mais comuns na minhocultura, no Brasil, são a vermelha-da-califórnia e a noturna-africana. Entretanto, a atividade exige alguns cuidados do produtor para manter a sobrevivência dos animais, tais como uma alimentação balanceada, rica em nitrogênio, fibras e carboidratos.
Desta forma, é preciso que toda matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, depositada nos criatórios passe por um processo de pré-compostagem e esteja livre de fermentação. Geralmente utiliza-se como matéria-prima o esterco de boi, cavalo e coelho, restos de culturas, palha, folhas, cascas de frutas, resíduos agroindustriais, lixo domiciliar e lodo de esgoto.
Técnicas de minhocultura
Para iniciar a criação, deve-se escolher um local próximo à matéria-prima para a construção do minhocário. Outra preocupação que o produtor deve ter é manter os animais em locais com boa incidência solar, porém parcialmente sombreados.
O terreno deve ser elevado, apresentando baixa declividade, de forma que facilite a construção dos canteiros e do sistema de drenagem. Já em relação à água oferecida aos minhocários, esta deve ser limpa e abundante em períodos de estiagem.
Os criatórios devem ser construídos utilizando caixas de madeira de toneis de 200 litros, com a presença de furos na parte inferior dos toneis. . Em relação aos canteiros, estes devem ser feitos em blocos, tijolos, madeira ou bambu, sendo o piso feito de cimento ou com terra batida.
Para o produtor que deseja iniciar a sua criação, a recomendação é de que o minhocário inicie com cerca de 1,5 mil minhocas por metro quadrado. Vale lembrar que os criatórios devem apresentar boas condições para que estes animais consigam se desenvolver e se reproduzirem. Desta forma, a temperatura ideal deve estar entre 20ºC e 25ºC, com umidade entre 70 e 85% e o pH do solo deve estar em 7,0.
Geralmente, para manter a umidade do solo, e proteger os animais do contato direto com a luz solar e evitar a fuga, os produtores de minhocas utilizam folhas de bananeira ou capina para cobrir a terra. Deve-se manter os criatórios longe de galinhas, sanguessugas, pássaros e formigas lava-pés, pois estes são inimigos naturais das minhocas.
O húmus de minhoca, fertilizante natural, pode ser armazenado por um período máximo de seis meses após a sua produção. Após este prazo, os nutrientes presente no fertilizante vão se perdendo. Em meio às possibilidades da minhocultura temos a utilização da biomassa produzida por elas voltada para:
- complementação da alimentação animal;
- pesca esportiva;
- venda de matrizes para produtores;
- complementação da alimentação humana, devido ao elevado teor de proteínas.