A Embrapa Milho e Sorgo (MG), em colaboração com a empresa Latina Seeds, disponibiliza ao mercado o híbrido de sorgo granífero BRS 3002, batizado comercialmente como LAS3004G.
A nova variedade se destaca por sua colheita antecipada e desempenho estável na segunda safra, características que aumentam a segurança do cultivo.
Com base na Embrapa, seu rendimento pode ultrapassar seis toneladas por hectare, superando a média nacional.
Sorgo granífero

O híbrido é recomendado para regiões tradicionais no cultivo de sorgo, incluindo o Centro-Oeste (DF, GO, MT e MS), Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI) e Sudeste (ES, MG, RJ e SP).
Segundo o pesquisador Cícero Menezes, o BRS 3002 (LAS3004G) alia produtividade competitiva a uma boa tolerância a doenças como antracnose, helmintosporiose e cercosporiose.
O uso de cultivares com maior resistência é uma estratégia eficaz e sustentável de manejo, reduzindo a necessidade de defensivos e os impactos ambientais.
Conforme Willian Sawa, sócio da Latina Seeds, o objetivo com esse lançamento é atender produtores que priorizam constância e segurança nas lavouras.
Produção de etanol

Embora tradicionalmente utilizado na indústria de rações, o BRS 3002 também abre possibilidades para a produção de etanol e seus coprodutos, DDG (grãos secos) e WDG (grãos úmidos), provenientes da fermentação de grãos. Segundo Sawa, esse novo mercado ganha força em regiões onde o cultivo do milho enfrenta limitações, como em TO, MA, PI, BA, AL, SE e MS.
Áreas pré-comerciais foram implantadas em estados que vão do RS ao MA e de RO ao AL, comprovando a boa adaptabilidade do híbrido em diferentes condições climáticas e tipos de solo.
A cultivar será vendida em pacotes com 500 mil sementes. A recomendação por hectare varia de 200 a 220 mil sementes, o que permite cobrir entre 2,27 e 2,5 hectares com uma saca. As sementes passarão por Tratamento de Sementes Industrial (TSI), que inclui proteção contra pragas e um antídoto para o herbicida S-Metalacloro, elevando o padrão tecnológico da lavoura.