A Petrobras e a Vale assinaram um contrato para o fornecimento de diesel S10 às operações da mineradora em Minas Gerais, incluindo a parcela obrigatória de 15% de biodiesel.
O acordo também abre espaço para iniciativas de baixo carbono, como a compra e venda de diesel R, com conteúdo renovável e possíveis negociações para fornecimento de HVO (óleo vegetal hidrogenado).
Fornecimento de Diesel S10

As duas empresas mantêm parceria desde 2023 voltada ao desenvolvimento de soluções de baixo carbono. Em 2024, firmaram cooperação para testar combustíveis com maior conteúdo renovável, como diesel R5 (5% adicional de renovável além dos 15% obrigatórios) e bunker com 24% de parcela renovável.
Para a Petrobras, a parceria reforça a estratégia de se aproximar de consumidores finais e aprimorar a logística, oferecendo combustíveis de alto desempenho que contribuem para metas de descarbonização de clientes internacionais.
O CEO da Vale, Gustavo Pimenta, destacou que o contrato fortalece a relação de confiança entre as empresas e cria oportunidades para explorar soluções inovadoras que tornem as operações mais eficientes e sustentáveis.
Diesel de baixo teor de enxofre

O diesel S10 é uma modalidade de diesel automotivo com baixo teor de enxofre, limitado a 10 partes por milhão, o que o torna menos poluente em comparação ao diesel comum.
Esse combustível é indicado para motores a diesel modernos, contribuindo para a redução de emissões de poluentes como óxidos de enxofre e partículas sólidas, além de favorecer o desempenho e a durabilidade dos sistemas de escape, incluindo filtros e catalisadores.
Com informações da Agência Brasil
- Agricultura: Brasil bate recorde de registros de bioinsumos e amplia portfólio fitossanitário em 2025







