Nesta quinta-feira (18/8) o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, a partir de uma proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os preços de referência de produtos agropecuários e da agricultura, destinados ao ano agrícola 2022/23.
Preços de referência
Segundo nota enviada à imprensa, pelo Ministério da Economia, os preços de referência levam em consideração a evolução dos custos de produção, bem como os preços médios praticados pelo mercado. Ressalta-se que os preços de referência são usados como forma de balizar os valores destinados à contratação de crédito.
Neste caso, estamos falando especificamente do Financiamento Especial para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE), que é destinado especialmente para os produtores rurais e para as pessoas físicas e jurídicas que trabalham com a exploração da pesca e da aquicultura.
Além do mais, esses preços auxiliam a balizar os valores de créditos voltados para o amparo do Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP), destinado para a aquisição de produtos por cooperativas, agroindústrias e outras empresas que se dedicam ao beneficiamento ou à industrialização dos produtos.