A produção industrial brasileira avançou 0,8% em agosto de 2025 em relação a julho, segundo dados com ajuste sazonal.
Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o resultado foi sustentado, em grande parte, por atividades ligadas ao agro, como alimentos (1,3%), bebidas (1,7%) e derivados de petróleo e biocombustíveis (1,8%).
Os dados também apontam que esses segmentos acumularam ganhos consecutivos nos últimos meses, ajudando a manter o desempenho positivo da indústria.
Produção industrial brasileira

De acordo com o IBGE, outros setores também contribuíram para o crescimento, entre eles produtos farmoquímicos e farmacêuticos (13,4%), veículos automotores (1,8%) e equipamentos de transporte (4,4%).
No entanto, houve recuos importantes em químicos (-1,6%), máquinas e equipamentos (-2,2%) e produtos de madeira (-8,6%), que reduziram parte do avanço geral.
Na comparação com agosto de 2024, a indústria apresentou queda de 0,7%, impactada principalmente pela menor produção de álcool etílico e pela retração em segmentos como couro, calçados e bebidas.

Ainda assim, a produção de alimentos e de indústrias extrativas registrou crescimento, reforçando o peso da agroindústria e de insumos estratégicos para a economia.
Com esse resultado, o setor acumula alta de 0,9% em 2025 e de 1,6% nos últimos 12 meses.
Portanto, o desempenho mostra que, apesar das oscilações, a agroindústria segue como um dos pilares de sustentação da atividade fabril no país.
Confira mais notícias do portal: