O programa Encontro, exibido pela Globo, teve uma edição especial nesta segunda-feira (5), comandada por Patrícia Poeta diretamente de uma fazenda de milho localizada em Goianira, na região metropolitana de Goiânia.
Nesta ocasião, a atração foi voltada para o universo rural, com ênfase sobre a importância da atuação da mulher nas lavouras e no trabalho no campo.
Programa encontro

Além da edição especial transmitida em Goiás, Patrícia Poeta também está produzindo conteúdos exclusivos. Um dos destaques será o relato de três gerações de mulheres que estão à frente das atividades da família no setor do agronegócio.
Além disso, o programa ainda ressalta ao Brasil um pouco mais da cultura goiana. Transmitindo ao vivo de uma fazenda em Goianira, a edição mostra ao Brasil a força e o crescimento do agronegócio.
Esta já é a segunda vez que o programa é apresentado de Goiás. A primeira vez que o programa foi transmitido fora do estúdio foi em Goiânia, mas com uma pegada urbana. Desta vez, a proposta abrange uma pegada rural, como mulheres que atuam em lavouras e indústrias alimentícias.
Entre as convidadas estão desde mulheres que deram continuidade à tradição familiar na gestão de grandes propriedades até aquelas que trabalham com identidade cultural, levando utensílios e objetos característicos, como o chapéu, que ajudam a compor a imagem do agro.
Mulheres no campo

As mulheres representam cerca de 30% da força de trabalho na agricultura familiar brasileira, segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE.
Atualmente, mais de 1 milhão de propriedades rurais são chefiadas por mulheres, o que corresponde a quase 20% do total de estabelecimentos agrícolas.
Elas atuam tanto na produção quanto na gestão, e têm se destacado no empreendedorismo rural, na adoção de práticas sustentáveis e na valorização da cultura e identidade do campo. Apesar disso, ainda enfrentam desafios como desigualdade no acesso à terra, crédito e assistência técnica.