Dando continuidade às iniciativas do Governo Federal relacionadas à produção de alimentos no Brasil, vários ministro se reuniram para debater sobre o assunto nessa quinta-feira (30).
Além do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também estava presente o responsável pelo Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Carnevalli, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
Produção de alimentos
Durante o encontro, um dos temas abordados foi a análise das tendências de produção.
“Foi uma reunião de acompanhamento. Nós vamos estar acompanhando o que está acontecendo no mundo dos alimentos, perspectivas, o que tem alguma carência, para que isso, então, possa ser desdobrado por técnicos em ações, por exemplo, o planejamento no Plano Safra”, evidenciou o ministro Carlos Fávaro.
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, anunciou que reuniões serão realizadas para monitorar de perto os preços da produção, bem como o custo da cesta básica.
“Nossa preocupação é como aumentar a produção de alimentos, tendo em vista que aumentou o consumo, isso é muito bom. No Brasil, no mundo, e o Brasil não só atende ao seu mercado interno, que está aquecido, como atende também ao mercado mundial”, destacou.
Quanto ao desenvolvimento do Plano Safra 25/26, o ministro Fávaro enfatizou que atualmente é uma das prioridades do governo que tem como objetivo tornar o Plano cada vez mais atrativo para os produtores.
“Mesmo com a dificuldade do aumento da Selic, foi determinação para que a gente construa um novo Plano Safra, tanto para a agricultura de médios e grandes produtores, mas principalmente para pequenos produtores, cada vez mais estimulante na produção de alimentos”, concluiu fávaro
- Meio ambiente: Veja as estratégias para mitigar impactos à saúde animal e ambiental no Rio Tocantins
Medidas para o setor agropecuário
Além da reunião para tratar sobre a produção de alimentos, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se reuniram para discutir medidas para fortalecer o setor agropecuário em 2025.
Entre os principais temas abordados estão a ampliação do Plano Safra, a modernização do Seguro Rural e estratégias para manter a estabilidade dos preços dos alimentos no Brasil.
Foram discutidas estratégias para captação de investimentos internacionais vinculados a práticas sustentáveis. Um dos programas mencionados na reunião foi o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, que utiliza o Programa Eco Invest Brasil para atrair capital privado estrangeiro e oferecer proteção cambial, impulsionando a transição ecológica do país.